Os hititas formaram uma civilização que viveu na Antiguidade. Mesmo não sendo muito popular, eles foram um dos maiores povos do período, juntamente com os egípcios.
Os hititas são citados várias vezes na Bíblia (Antigo Testamento) e na obra “Odisseia”, de Homero.
O tema poderá ser cobrado no Enem e em diversos vestibulares. Por isso resolvemos explicar mais sobre o assunto para ajudar você em seus estudos.
Principais Características dos hititas
Veja abaixo as principais características dos hititas e sua importância na Antiguidade.
Origem dos hititas
Originários da região do Cáucaso, os hititas representam um povo indo-europeu que viveu numa região próxima ao Mar Morto durante o período de 1600 a.C. a 1200 a.C.
No entanto, eles acabaram dominados pelo povo Assírio, uma vez que estes apresentavam maior poderio bélico e táticas militares.
Localização Geográfica
O Império Hitita estava localizado na península da Anatólia, território atual da Turquia, Síria e Líbano. A capital do Império Hitita era Hattusa, localizada na região da Ásia Central.
No fim do império, a cidade de Hattusa foi invadida, saqueada e queimada.
Sociedade
O Império Hitita representou uma das maiores civilizações da história antiga. Eram liderados por um rei soberano.
Para os hititas, o rei era uma entidade divina e quando ele morresse, se tornava um Deus. Além disso, na civilização hitita, os escravos e as mulheres possuíam alguma liberdade.
Religião
A religião dos hititas, conhecida como “a religião dos mil deuses”, era baseada no Politeísmo, ou seja, a crença em diversos deuses, dos quais estavam relacionadas, principalmente, com os elementos da natureza.
Economia
A economia dessa civilização era baseada na agricultura, na mineração e no comércio. A saber, eles foram os pioneiros nos usos do ferro, apresentando técnicas avançadas para a época.
Cultura e Arte
O Império Hitita se desenvolveu com a presença de diversas cidades-estados e apresentavam uma arquitetura bem desenvolvida. Foram criadores de templos, palácios, habitações, entre outros.
Ademais, a maioria das esculturas hititas estavam relacionadas com os animais, os quais protegiam os portões das cidades.
A civilização hitita foi extremamente influenciada pela cultura babilônica, a arte hitita estava associada aos diversos rituais religiosos, sendo o artesanato uma das principais atividades desse povo.
Além disso, a escrita cuneiforme foi encontrada em várias placas de argila. Os hititas escreviam sobre diversos assuntos, desde religião, literatura e história.
Também foram encontradas placas com uma escrita pictográfica, ou seja, baseada em figuras. Vale ressaltar que o idioma dos hititas, o mais antigo idioma indo-europeu, foi a base para muitos outros na Europa e na Ásia.
Batalha de Kadesh
A Batalha de Kadesh aconteceu por volta do ano de 1274 a.C. entre os egípcios, liderados por Ramsés II, e os hititas, liderados pelo rei Muwatalli.
O conflito ocorreu por causa da vontade egípcia pela conquista de territórios, entretanto, os hititas saíram vitoriosos. Todavia, alguns historiadores acreditam que a batalha não teve um vencedor.
Após essa batalha, foi assinado um acordo de paz entre eles. Para muitos pesquisadores esse foi o primeiro tratado internacional de paz. A batalha recebe esse nome porque aconteceu próxima à cidade de Kadesh, atual território da Síria.
E então, gostou de saber um pouco mais sobre os hititas?
Não deixe de ler também – Povos da antiguidade: Conheça os Acádios.