História: 3 principais extinções em massa

Ao longo dos 4,6 bilhões de anos da história da Terra, houve grandes extinções em massa, cada um deles eliminando a esmagadora maioria das espécies que viviam na época.

Essas extinções em massa incluem a Extinção em Massa Ordoviciana, Extinção em Massa Devoniana, Extinção em Massa Permiana, Extinção em Massa Triássico-Jurássico e Extinção em Massa Cretáceo-Terciário (ou KT).

Cada um desses eventos variou em tamanho e causa, mas todos eles devastaram completamente a biodiversidade encontrada na Terra em seus tempos. Conheça três deles!

Extinção em Massa do Permiano

  • Quando: O Período Permiano da Era Paleozoica (cerca de 250 milhões de anos atrás)
  • Tamanho da Extinção: Estima-se que 96% de todas as espécies vivas eliminadas
  • Causa suspeita ou causas: desconhecida – possivelmente colisões de asteroides, atividade vulcânica, mudança climática e micróbios

A terceira grande extinção em massa ocorreu durante o último período da Era Paleozoica, chamado de Período Permiano. Esta é a maior de todas as extinções em massa conhecidas, com uma massiva 96% de todas as espécies da Terra completamente perdidas.

Não é de admirar, portanto, que esta grande extinção em massa tenha sido apelidada de “A Grande Morte”. As formas de vida aquática e terrestre pereceram com relativa rapidez quando o evento ocorreu.

Ainda é um grande mistério o que desencadeou este maior dos eventos de extinção em massa, e várias hipóteses foram lançadas por cientistas que estudam este intervalo de tempo da Escala de Tempo Geológica.

Alguns acreditam que pode ter ocorrido uma cadeia de eventos que levou ao desaparecimento de tantas espécies; isso pode ter sido uma atividade vulcânica massiva emparelhada com impactos de asteroides que enviaram metano e basalto mortais para o ar e através da superfície da Terra.

Isso poderia ter causado uma diminuição do oxigênio que sufocava a vida e provocava uma rápida mudança no clima.

Pesquisas mais recentes apontam para um micróbio do domínio Archaea que floresce quando o metano é alto. Esses extremófilos podem ter “assumido o controle” e sufocado a vida nos oceanos também.

Seja qual for a causa, a maior das grandes extinções em massa encerrou a Era Paleozoica e deu início à Era Mesozoica.

Extinção em Massa Triássico-Jurássico

  • Quando: O fim do Período Triássico da Era Mesozoica (cerca de 200 milhões de anos atrás)
  • Tamanho da extinção: mais da metade de todas as espécies vivas eliminadas
  • Causa suspeita ou causas: importante atividade vulcânica com inundação de basalto, mudança climática global e alteração do pH e dos níveis do mar dos oceanos

A quarta grande extinção em massa foi na verdade uma combinação de muitos eventos de extinção menores que aconteceram nos últimos 18 milhões de anos do Período Triássico durante a Era Mesozoica. Durante esse longo período de tempo, cerca de metade de todas as espécies conhecidas na Terra na época morreram.

As causas dessas pequenas extinções individuais podem, na maior parte, ser atribuídas à atividade vulcânica com inundação de basalto.

Os gases lançados na atmosfera pelos vulcões também criaram problemas de mudança climática que mudaram os níveis do mar e possivelmente até os níveis de pH dos oceanos.

Extinção em Massa KT

  • Quando: o fim do período cretáceo da era mesozoica (cerca de 65 milhões de anos atrás)
  • Tamanho da Extinção: Quase 75% de todas as espécies vivas eliminadas
  • Causa suspeita ou causas: impacto extremo de asteroide ou meteoro

O quarto maior evento de extinção em massa é talvez o mais conhecido, apesar de não ser o maior. A Extinção em Massa Cretáceo-Terciária (ou Extinção KT) tornou-se a linha divisória entre o período final da Era Mesozoica – o Período Cretáceo – e o Período Terciário da Era Cenozoica.

É também o evento que exterminou os dinossauros. Os dinossauros não foram a única espécie a se extinguir – até 75% de todas as espécies vivas conhecidas morreram durante esse evento de extinção em massa.

Está bem documentado que a causa desta extinção em massa foi um grande impacto de asteroide. As enormes rochas espaciais atingiram a Terra e enviaram detritos para o ar, efetivamente produzindo um “inverno de impacto” que mudou drasticamente o clima em todo o planeta.

Os cientistas estudaram as grandes crateras deixadas pelos asteroides e podem datá-las dessa época.

E então, o que achou do conteúdo?

Não deixe de aprender também – 5 fatos importantes sobre os dinossauros

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.