Você sabia que existem diversos hábitos que você deve mudar para evitar a ansiedade no trabalho? Pois é!
Apesar de poucas pessoas se darem conta disso, a verdade é que a forma como trabalhamos e organizamos a nossa rotina pode ser um verdadeiro problemão para a nossa saúde mental.
Afinal, não basta chegar, “trabalhar e pronto”. Não é assim que funciona!
Precisamos organizar o nosso dia a dia para não sobrecarregar a nossa saúde.
Pensando nisso, elaboramos este conteúdo com diversas dicas que podem ser úteis para você. Acompanhe!
5 hábitos que você deve mudar para evitar a ansiedade no trabalho
Elencamos, a seguir, 5 hábitos que você deve mudar para evitar a ansiedade no trabalho. Faça uma autoanálise para verificar até que ponto esses hábitos fazem parte da sua rotina.
Além disso, procure sempre manter o autoconhecimento em dia, a fim de compreender quais ações prejudicam o seu bem-estar para, assim, evitá-las ou aprender a lidar com elas.
Vamos, agora, aos hábitos:
1. Aceitar tudo de todo mundo
Você é aquele tipo de colega de trabalho que diz “sim” para todo mundo? E que aceita tudo o que solicitam para você? Pense um pouco sobre isso.
Se você ainda não sabe dizer “não” para as solicitações alheias, pode ser que esteja tentando fazer mais atividades do que deveria. E assim, acaba sobrecarregando a sua mente com esses excessos, causando a ansiedade diária.
2. Procrastinar e deixar tudo pra cima da hora
A procrastinação faz parte da sua rotina?
Bem, independente do motivo pelo qual você procrastina (medo, perfeccionismo, preguiça, etc.), essa ação é muito prejudicial.
Afinal, à medida que os prazos se aproximam, você pode se sentir cada vez mais sobrecarregado e “em risco” com relação ao que precisa ser feito.
Portanto, comece a organizar a sua rotina de tarefas de um modo que impeça a procrastinação.
3. Querer controlar todas as coisas
Não adianta, nós não somos super heróis. Ou seja, nunca teremos superpoderes a ponto de conseguir controlar todas as coisas à nossa volta.
Quando aceitamos isso, paramos de querer atingir coisas impossíveis e que apenas geram ansiedade.
Por isso, pare de querer ser perfeito ou de querer controlar tudo e qualquer coisa que acontece em sua volta. Infelizmente (ou seria felizmente?) isso é impossível.
4. Tentar ser produtivo o tempo todo
Sabe aqueles dias que a improdutividade aparece? Bem, eles são bastante comuns na vida de toda e qualquer pessoa.
Porém, um dos hábitos que você deve mudar para evitar a ansiedade no trabalho é justamente o de tentar, a todo custo, ser produtivo nesses dias.
Tudo bem você não estar bem o tempo todo! Ninguém é de ferro a ponto de simplesmente deixar de lado a “caixinha das emoções” e, assim, focar apenas na racionalidade.
Nessas situações, dê um tempo para si mesmo restabelecer o equilíbrio interno.
5. Sobrecarregar a rotina de tarefas
Pare de querer abraçar o mundo. Embora fazer mil coisas ao longo do dia pareça sinômino de produtividade, na verdade isso pode estar denunciando o contrário.
Nós não precisamos trabalhar muito para sermos bons. Mas sim, precisamos trabalhar certo. Lembre-se disso e fique atento aos hábitos que você deve mudar para evitar a ansiedade no trabalho!