Investir em bons hábitos de saúde mental pode ser uma excelente opção quando pensamos em aumentar o bem-estar e a qualidade de vida de uma forma geral. Afinal, a saúde da nossa mente impacta o nosso corpo, assim como ocorre no inverso e, por isso, investir em ações que protejam a saúde mental é um modo de proteger toda a nossa saúde.
A seguir, descrevemos algumas ideias que podem servir de inspiração para você. Acompanhe e saiba mais.
Hábitos de saúde mental: Conheça algumas opções
São diversos os hábitos de saúde mental que podemos incluir em nossas rotinas. O ideal é que avaliemos o que faz mais sentido para o nosso dia a dia, buscando um equilíbrio que realmente traga bons frutos. Avalie quais das opções abaixo fazem sentido para você:
1. Aprender quais são os seus próprios limites e respeitá-los
Inicialmente, o autoconhecimento pode ser um ponto de partida para o desenvolvimento de hábitos de saúde mental. Para isso, descubra quais são os seus limites e crie a priorização de respeitá-los.
Existem eventos sociais que o deixam desconfortável demais? Você não necessariamente precisa ir neles…
Existe uma carga de trabalho limite para o seu dia? Você não precisa ultrapassá-la…
Respeitar os próprios limites é muito importante para proteger a saúde mental. Claro que você pode pensar em superar desafios e limitações, mas sem querer fazer isso a todo custo, a ponto de prejudicar sua saúde, não é mesmo?
2. Cultivar pensamentos positivos
O cultivo de pensamentos positivos também pode ser considerado um dos hábitos de saúde mental. Entretanto, não estamos aqui para dizer que você deve apenas pensar positivo e esquecer-se daqueles probleminhas que, de vez em quando, temos que resolver.
Estamos aqui para dizer que, às vezes, pensar em coisas positivas, como nos sonhos que você quer alcançar, ou relembrar situações felizes, é uma forma de promover momentos agradáveis para a sua saúde mental.
3. Aproximar-se de quem você ama
Nós, seres humanos, somos seres sociais e necessitamos do contato com as outras pessoas para nos sentirmos acolhidos, com uma boa autoestima e mais felizes. Sendo assim, aproximar-se de quem você ama é uma excelente forma de cuidar da sua saúde mental.
Aproxime-se daqueles que fazem diferença na sua vida e cultive relações saudáveis.
4. Afastar-se de situações que não agregam e são negativas
Da mesma forma que se aproximar de boas relações é um dos hábitos de saúde mental, afastar-se do que é tóxico e negativo também é uma boa ação.
Se algumas relações estão causando efeitos tóxicos e negativos na sua vida, não se sinta obrigado a mantê-las. Proteja a sua saúde mental colocando-se como uma prioridade em sua vida.
5. Investir em lazer e descontração
O lazer e os momentos de descontração são essenciais para o relaxamento, o bem-estar e aumento da qualidade de vida. Por isso, merecem atenção e devem fazer parte de nossas rotinas.
Estipule hobbies para você e inclua-os no seu dia a dia!