Hábito de perguntar: Um caminho para a aprendizagem

Hábito de perguntar: Um caminho para a aprendizagem

hábito de perguntar pode proporcionar uma série de efeitos positivos na vida de qualquer pessoa. É claro que esses efeitos serão atingidos quando as perguntas certas forem feitas no momento adequado – como no caso de questionamentos profissionais.

Dessa forma, listamos a importância e os benefícios de fazer as perguntas ideias no seu dia a dia de trabalho. Confira por que você deve deixar a “vergonha” de lado na hora de saber mais sobre algo importante!

Qual a importância e os benefícios de ter o hábito de perguntar?

O hábito de perguntar é muito percebido na infância. Quem nunca reparou em um pequeno perguntando “por quê” o tempo todo, não é mesmo?

Na infância, isso é muito natural. Afinal, é a forma como a criança irá aprender e absorver uma série de informações sobre o mundo.

Porém, à medida que o tempo passa, começamos a ficar um pouco “encabulados” quando o assunto é não saber alguma coisa. Fingimos que sabemos, por medo de perguntar algo que possa parecer bobo.

Assim, vamos caminhando em nossa vida profissional impedindo que possamos aprender mais e mais com os nossos colegas e gestores.

Por isso, abaixo listamos a importância e os benefícios de perguntar quando necessário. Perca o medo fazer questionamentos importantes e invista nas dúvidas certas para impulsionar ainda mais a sua rotina de trabalho! Veja:

1. Minimiza a necessidade de retrabalho

Quando incluímos o hábito de perguntar no nosso dia a dia de trabalho, diminuímos a chance de retrabalho. Isto é, deixamos de fazer algo porque “achamos que é assim” e passamos a fazer o que realmente deve ser feito. Consequentemente, as chances de estarmos alinhados, à proposta de um determinado projeto, são muito maiores. E isso pode garantir que atuemos de forma mais assertiva, objetiva e otimizada.

2. Alinha as expectativas

Perguntar pode ajudar a alinhar as expectativas. Às vezes, você enxerga uma tarefa como algo grandioso e que deve ser feito para ontem. Porém, na realidade, o seu gestor não colocou a mesma expectativa no projeto.

Não estamos dizendo que você deva fazer algo medíocre, mas sim, queremos dizer que alinhar as expectativas pode ajudar na hora de criar a sua lista de prioridades. Para isso, o hábito de perguntar é bem relevante.

3. Aproxima as pessoas no ambiente de trabalho

Você pode ficar ainda mais próximo dos seus colegas ao perguntar com mais frequência. Afinal, essa sua postura será a porta de entrada para os mais diversos tipos de diálogos e trocas.

4. Garante uma aprendizagem constante

A pergunta nos ajuda a aprender. Isso porque quando achamos que já sabemos o bastante, as perguntas podem abrir caminhos para outros pontos de vista desconhecidos. E são esses pontos de vista que nos ajudam na hora de aprender algo novo e de fora da nossa realidade.

5. Garante uma postura mais proativa no trabalho

O hábito de perguntar também ajuda a garantir uma postura mais proativa no trabalho. Isto é, não espere que digam o que você deve fazer, pergunte! Demonstre interesse em saber mais e esteja ativo nesse sentido. Dessa forma a sua imagem profissional se tornará ainda mais valiosa, pode acreditar!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?