Economia brasileira cresce pelo 3º ano seguido, revela Banco Central

economia brasileira cresceu 2,45% em 2023, na comparação com o ano anterior. Esse dado se refere ao Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), que é realizado pelo Banco Central (BC) e foi divulgado nesta segunda-feira (19).

O avanço é o terceiro consecutivo e sinaliza o bom momento da economia brasileira. Entretanto, vale destacar que o avanço foi o mais leve dos últimos anos, indicando uma desaceleração do crescimento econômico do país.

Confira abaixo o desempenho da economia brasileira nos últimos anos:

  • 2019: 1,06%;
  • 2020: -4,20%;
  • 2021: 4,59%;
  • 2022: 2,77%;
  • 2023: 2,45%.

Nos últimos cinco anos, o único resultado negativo foi registrado em 2020 devido à pandemia da Covid-19. A crise sanitária afundou a economia global, levando as maiores nações do planeta a uma recessão econômica. Isso só não aconteceu na China, que conseguiu encerrar aquele ano com um leve avanço.

No Brasil, o tombo foi o maior desde 1996 e interrompeu uma sequência de três anos de crescimento, período em que a atividade econômica do país acumulou alta de 4,6%. Todavia, de lá para cá, o país vem conseguindo superar as dificuldades.

As projeções para o crescimento do PIB em 2024 também estão otimistas, mas o avanço deverá seguir em desaceleração, segundo as projeções de analistas do mercado financeiro. A taxa deverá ser menos expressiva, ficando abaixo de 2,0%, devido à base comparativa, já que a economia vem crescendo há três anos consecutivos.

Veja o desempenho do IBC-Br em 2023

Em 2023, o IBC-Br registrou taxas positivas em seis dos 12 meses. Aliás, o resultado de dezembro surpreendeu os analistas, que esperavam um crescimento de 0,40%. No entanto, a economia brasileira cresceu 0,82% no último mês de 2023, primeiro avanço desde julho.

A saber, o IBC-Br caiu nos meses de agosto, setembro e outubro, enquanto manteve a estabilidade em novembro. O avanço em dezembro fez o indicador fechar o quarto trimestre em alta de 0,22% em relação aos três meses anteriores. Já a taxa observada em dezembro de 2023 ficou 1,36% maior que a registrada no mesmo mês de 2022.

Todos os números passam por um ajuste sazonal para que haja “compensação” em relação aos períodos diferentes. Dessa forma, os dados conseguem refletir a realidade da variação econômica do país, com dados ajustados e não apenas nominais, conforme as taxas inflacionárias de cada período.

Cabe salientar que o indicador do BC é considerado a ‘prévia’ do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. O índice funciona como um sinalizador do que realmente está por vir em relação à atividade econômica do país.

Economia brasileira cresce em 2023, segundo IBC-Br
Economia brasileira cresce em 2023, segundo IBC-Br. Imagem: Reprodução/Modalmais.

Projeções para a economia brasileira em 2023

Em síntese, o Banco Central divulga semanalmente o relatório Focus, que traz projeções de analistas do mercado financeiro sobre indicadores econômicos do país. Para 2024, os analistas estimam que o PIB brasileiro deverá crescer 1,60%, taxa bem menor que a de 2023 (2,45%).

Vale destacar que as projeções vêm se mantendo estáveis há algumas semanas, com uma variação mínima em relação há quatro semanas. Já em relação a 2025, as estimativas estão mais otimistas, e os analistas acreditam em um avanço de 2,00% em relação a 2024;

As projeções do início do ano às vezes podem ser bem diferentes do resultado anual do PIB brasileiro. Aliás, no início de 2023, os analistas acreditavam que a economia brasileira iria crescer menos de 1%, mas os incentivos do Governo Federal impulsionaram a atividade econômica, que fechou o ano em alta de 2,45%, ao menos segundo o IBC-Br.

Entenda o indicador do BC

O IBC-Br é considerado a ‘prévia’ do PIB e seu objetivo é avaliar a evolução da atividade econômica do Brasil e ajuda o BC na tomada de decisões em relação à taxa básica de juros, a Selic.

Na prática, o indicador reúne informações sobre o nível de atividade dos três setores econômicos do país:

  • Indústria;
  • Comércio e serviços;
  • Agropecuária.

Além disso, o BC também contabiliza o volume de impostos arrecadados no país. Ao final de tudo isso, a entidade financeira divulga a prévia do PIB brasileiro. Contudo, vale destacar que esse não é o índice oficial do país para medir a atividade econômica.

O PIB corresponde à soma de todos os bens e serviços produzidos no país. O responsável pela divulgação desse indicador é o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que informa os dados oficiais da economia brasileira. A saber, o resultado oficial do PIB de 2023 deverá ser divulgado apenas no dia 1º de março.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.