Se você quer um guia completo de startup, está no lugar certo. Como muita gente tem vontade de empreender a partir desse modelo de negócios, mas não sabe bem o que é e por onde começar, hoje trouxemos tudo o que você precisa saber sobre esse assunto.
Desse modo, você poderá ter um norte e começar a tirar o seu negócio do papel com mais tranquilidade e confiança. Afinal, no mundo dos negócios, informação é poder.
O que é uma startup?
Antes de te dar o guia completo de startups, você sabe ao certo o que é uma? Em resumo, a startup é um modelo de negócios que surge de uma ideia inovadora e que não tem ou tem poucas empresas que trabalham naquele ramo.
Por exemplo, alguém que tem uma ideia de um aplicativo para hospedagem e cuidado de pets em casa enquanto seus tutores viajam, pode trabalhar nesse projeto e montar uma empresa a partir dessa ideia.
Um dos fatores mais empolgantes de uma startup é que, como você não tem muito no que se basear para montar sua empresa, você pode fazer tudo do seu jeito desde o início.
Usando o exemplo anterior, se você fosse desenvolver o app para conectar quem precisa de hospedagem de pets com quem quer oferecer esse serviço, poderia determinar a precificação. Além disso, ainda poderia configurar a interface do aplicativo, enfim, tudo o que envolve a concretização da sua ideia.
Em outras palavras, abrir uma startup é algo que demanda bastante criatividade e espírito de inovação.
O que é preciso para abrir uma startup?
Além de ter uma ideia muito boa e inovadora, é preciso uma série de processos para abrir uma startup. Afinal, uma ideia pode ser revolucionária, mas se você não conseguir torná-la concreta, não vai adiantar.
Portanto, depois que você teve a sua ideia, comece a trabalhar para colocá-la em prática, seguindo esse guia completo de startups:
Sonde se há um mercado para essa ideia:
Para transformar sua ideia em um negócio e abrir uma empresa a partir dela, a primeira dica do nosso guia completo de startups é avaliar se há demanda para esse serviço ou produto.
Voltando ao nosso exemplo, se fosse o caso, você deveria analisar se as pessoas da cidade onde você mora tem muitos pets. Além disso, pensar em outros fatores como: se eles costumam viajar, se existem bastante pessoas que estejam dispostas a receber esses bichinhos em casa, etc.
Para isso, uma pesquisa de mercado é o mais indicado. E isso não precisa ser algo complexo e demorado! Você pode começar com seu círculo de amigos e familiares e depois expandir.
Dessa forma, você consegue identificar se existe um mercado nessa área para você explorar.
Avalie a concorrência:
Apesar das ideias que dão início a uma startups geralmente serem novas, é preciso que você analise se há alguma concorrência para sua futura empresa. Ainda usando o nosso exemplo, você deve pesquisar se na sua localidade há algum serviço parecido.
Como um hotel para pets, por exemplo, ou algum petshop que ofereça serviço de hospedagem, enfim.
Em seguida, pesquise os preços, as condições que a sua concorrência oferece para poder bolar a sua estratégia para fazer frente a ela.
Planeje o seu negócio:
Antes de tirar sua empresa do papel, é preciso que ela esteja nele! Portanto, outra dica importante desse guia completo de startups é ter um plano de negócios detalhado. Isto é, constar no documento os seus objetivos a médio e longo prazo, sua estratégia de crescimento, a persona que você deseja atender, etc.
Cuide da parte burocrática:
Abrir uma startup também tem burocracia, embora seja um pouco menos que uma grande empresa. É preciso ter um CNPJ para assim prestar serviços. Ainda mais, quando você precisar contratar pessoal, emitir notas fiscais. Você precisará ter um registro.
Sua ideia também precisa estar legalmente protegida para que ninguém a copie indevidamente. E, infelizmente, você não pode patentear uma ideia abstrata!
Então, busque o quanto antes ter documentação, protótipos, e todas as provas concretas necessárias para registrá-la. Por isso, o ideal é realizar o registro da marca no INPI.
Busque apoio para concretizar a startup:
Outra dica fundamental desse guia completo de startups, é procurar investidores para tirar sua empresa do papel. Faça isso antes de pegar empréstimos e financiamentos em bancos. Pois, ter apoio financeiro de investidores é muito mais vantajoso que lidar com juros e burocracias impostas por instituições financeiras.
Entretanto, se for necessário tomar dinheiro emprestado, analise a melhor oferta, os juros, período de carência e tudo o que for relevante para não ter problemas futuros. E com tudo planejado, é hora de botar a mão na massa e abrir sua startup!