Guerra Sino-Francesa: tudo aquilo que você precisa saber sobre o assunto
O termo “Guerra Sino-Francesa” é usado para denominar um embate que aconteceu no século XIX.
Os principais aspectos da Guerra Sino-Francesa podem ser cobrados em questões de história, principalmente nos vestibulares e na prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.
Assim, para te ajudar nos seus estudos, o artigo de hoje trouxe um resumo completo sobre a Guerra Sino-Francesa. Vamos conferir!
O que foi a Guerra Sino-Francesa?
A Guerra Sino-Francesa foi um conflito entre a Dinastia Qing e o Vietnã contra a França que ocorreu entre os anos de 1884 e 1885.
Na época, o Vietnã era parte do protetorado da China e a França, que almejava possuir uma maior quantidade de recursos para as suas indústrias, buscava ter o controle de toda a região do Rio Vermelho.
Principais aspectos da Guerra Sino-Francesa
Em 1882, para encerrar os conflitos, Li Hongzhang, político que trabalhava para a Dinastia Qing, tentou negociar com a França. Contudo, os franceses rejeitaram a proposta e enviaram ainda mais tropas para o norte do Vietnã. O partido de guerra chinês, por sua vez, pedia uma postura mais firme no combate, o que resultou na derrota chinesa.
Em busca de um novo acordo, foi realizada então a Convenção de Li-Fournier. A França queria permissão para participar do comércio da região, bem como a retirada do exército chinês e o reconhecimento dos direitos dos franceses em Tonkin. Em troca, a China não teria que pagar nenhuma indenização de guerra.
Contudo, o partido de guerra se tornou dominante no território chinês e recusou a perda da soberania sobre o Vietnã. Isso levou a novos embates e, neles, o exército chinês se veria mais uma vez derrotado, uma vez que os franceses estavam em maior número e eram mais bem preparados. Com isso, um tratado de paz foi assinado em 1885 e a China foi obrigada a reconhecer as medidas que eram previstas pelo acordo de Li-Fournier.
Consequências da Guerra Sino-Francesa
Com o fim da Guerra Sino-Francesa, o nacionalismo cresceu no sul da China.A França, por sua vez, anexou territórios da Indochina Francesa, como Tonkin e Annam.
Dessa forma, o caminho para a colonização do Vietnã foi consolidado e a conquista dos mais recursos chineses foi consolidada pelo Império Francês.