Guerra no Líbano: um resumo completo

Confira!

Guerra no Líbano: o que você precisa saber

A chamada “Guerra no Líbano”, também conhecida como “Guerra Civil no Líbano”, aconteceu como um conflito entre israelenses e árabes.

O conflito é muito importante para a história global por uma série de motivos e, dessa forma, é provável que ele seja cobrado por questões de história dentro das principais provas do país.

Assim, para que você se prepare da forma correta, o artigo de hoje separou um resumo completo com tudo aquilo que você precisa saber sobre o tema.

Guerra no Líbano: introdução

A Guerra no Líbano foi um conflito entre árabes e israelenses pelo território da atual região da Palestina. O conflito foi de caráter civil e aconteceu em duas fases, uma entre 1975 e 1990 e outra em 2006.

A primeira delas ocorreu entre os israelenses e os grupos árabes que faziam parte da Organização para Libertação da Palestina (OLP).

O embates mais violentos aconteceram entre os anos de 1978 e 1982 com muitos de mortos. Posteriormente, no ano de 2006, após o ataque feito à Israel realizado pelo grupo Hezbollah ocorreram diversos ataques israelenses e, com isso, a Segunda Guerra do Líbano teve início. O conflito durou cerca de um mês e depois a ONU intermediou um período de relativa paz que foi mantido até a saída do último soldado de Israel em outubro do mesmo ano com auxílio internacional. 

Guerra no Líbano: antecedentes históricos 

Em 1982, um ano antes do acordo de paz estabelecido em agosto de 1983, um cerco em volta da cidade de Beirute  por cerca de 2 meses. Com o fim do cerco, Israel afirmou que acabaria com a guerra se os palestinos deixassem o território do Líbano. Porém, em setembro de 1982 Bashir Gemayel,  presidente do Líbano na época, foi assassinado em um atentado contra os palestinos.

O acordo em questão foi realizado e concluído com a retirada do exército de Israel. Entretanto, mesmo com o tratado, a guerra civil continuaria até o ano de 1990. Depois disso, vários acordos de paz foram quebrados e, ao mesmo tempo, o grupo Hezbollah foi criado. O grupo seria o responsável pela segunda fase da Guerra no Líbano em 2006.

Segunda Guerra no Líbano: o papel do Hezbollah

Em 2006, o Líbano sofreu com o maior ataque realizado por Israel desde 1982 com intensos bombardeios. O objetivo era combater o Hezbollah, que havia anteriormente sequestrado e assassinado soldados do exército de Israel.

A Segunda Guerra durou apenas 1 mês, entre os julho e agosto de 2006. Mais de mil libaneses perderam suas vidas no conflito.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.