Guerra do Vietnã: 4 filmes sobre o conflito

A Guerra do Vietnã (1955 – 1975) foi um conflito entre os Estados Unidos e o Vietnã do Norte. 

A saber, os vietnamitas eram apoiados pela URSS “União das Repúblicas Socialistas Soviéticas” e por isso também foi uma disputa entre as duas potências durante a Guerra Fria

Ademais, EUA e URSS nunca entraram em um conflito de forma direta, por isso essa disputa por territórios de forma indireta poderiam trazer novos aliados. 

A Guerra do Vietnã poderá aparecer em vestibulares de todo país, assim como no Enem. Por isso separamos uma lista com dicas de filmes que poderão ajudá-los a compreender ainda mais esse conflito, veja!

Dicas de filmes sobre a Guerra do Vietnã

Decerto, estudar de forma alternativa pode ser uma atividade prazerosa e ao mesmo tempo produtiva, por isso fique ligado nos filmes que separamos sobre a Guerra do Vietnã.

Apocalypse Now (1979)

O filme conta como o capitão Willard recebe ordens para localizar e assassinar o comandante Kurtz das Forças Especiais durante a Guerra do Vietnã em 1970.

No entanto, aparentemente o comandante Kurtz enlouqueceu e vive nas selvas do Camboja, onde comanda um exército de fanáticos. Por isso, a viagem do capitão em meio a Guerra torna-se cada vez mais arriscada a cada minuto.

Platoon (1986)

O longa mostra a história do recruta  Chris Taylor que larga a universidade para combater no Vietnã. O jovem é tomado por idealismo e por isso acredita que deve defender seu país na Guerra.

No entanto, ao chegar no campo de combate, acaba perdendo sua inocência, além de experimentar de perto a violência brutal de uma carnificina sem precedentes.

Hair (1979)

– O filme conta a história do jovem Claude que foi recrutado para combater na Guerra do Vietnã. No entanto, ele acaba sendo “acolhido” por um grupo de hippies em Nova York.

O grupo possui conceitos nada convencionais, baseados na contracultura no pós-guerra e buscam convencer a sociedade sobre os absurdos atuais. Em meio a tudo isso, Claude acaba se apaixonando por uma jovem aristocrática.

Bom dia, Vietnã (1988)

A obra conta a história do radialista Adrian Cronauer, irreverente e sempre engraçado, ele busca levar um pouco de alegria e comédia a vida dos soldados na Guerra do Vietnã.

Entretanto, ele acaba chocando seu superior o Sargento Major Dickerson, por causa do seu jeito “desaforado” na guerra.

Ademais, o sargento tenta censurar o programa de Cronauer que começa as transmissões sempre com um energético “Bom Dia, Vietnã” tocando músicas censuradas e contando piadas que desagradavam seus superiores. 

E então, curtiu conhecer essas opções de filmes? Tem mais algum para indicar? Deixe nos comentários!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.