Guerra das Malvinas: Causas e consequências do conflito

A Guerra das Malvinas foi um conflito entre a Reino Unido e a Argentina em 1982 pela disputa do arquipélago denominado Ilhas Malvinas,  situado a mais ou menos  500 km da costa argentina. 

A saber, foram pouco mais de 2 meses de conflito entre 2 de abril e 14 de junho de 1982. Os britânicos saíram vencedores da disputa e ficaram com a posse das Malvinas. 

A Guerra das Malvinas poderá aparecer em provas de vestibulares de todo país, assim como no ENEM. Por isso vale a pena se inteirar sobre o assunto, acompanhe!

Causas da Guerra das Malvinas

A guerra começou por conta das ordens dadas pelo general e presidente da Argentina Leopoldo Galtieri (1926 – 2003). Ele determinou a invasão das Malvinas que pertenciam ao Reino Unido desde 1833. 

No entanto, mesmo com após o processo de descolonização da América do Sul, as Malvinas ficaram sob posse dos ingleses. Com a chegada dos anos 80, a ditadura argentina resolver elaborar um plano para controlar o território. 

Nesse período a ditadura do general Galtieri, não atravessava um bom momento, estava sendo pressionada pelos problemas econômicos, sociais e políticos.

A população argentina estava insatisfeita e se colocava contra o governo. Dessa forma, a tomada das Ilhas Malvinas seria uma tentativa de recuperação da imagem do governo perante o povo argentino. 

Resumo do Conflito

Em abril de 1982 o governo argentino coloca em prática a “Operação Rosário” visando expulsar militares britânicos e representações do governo britânico. 

Dessa forma, desembarca na ilha de Port Stanley a Marinho e o Exército argentino. Sem grande resistência os argentinos dominam a região e a renomeio para Puerto. 

Como resposta, no mesmo dia a Coroa Britânica anunciou o corte de relações entre os países. Além disso, os ingleses enviaram 27 mil soldados para região e 111 navios de guerra. 

A Argentina não tinha capacidade bélica e militar para suportar um contra-ataque desse tamanho. O conselho de Segurança da ONU “Organização das Nações Unidas” foi chamado, ademais os argentinos encontravam-se isolados diplomaticamente. 

O Brasil cedeu apoio moral aos argentinos, por conta disso, o governo argentino nomeou o Brasil como seu representante no Reino Unido. 

Por fim, a ONU tentou várias negociações de paz, porém sem acordo. A Guerra das Malvinas só chegou ao fim em junho de 1982, quando a Grã-Bretanha retoma o território e põe fim aos conflitos armados. 

Consequências da guerra

A guerra durou dois meses e meio, 649 soldados argentinos foram mortos, 255 ingleses e 3 civis. O conflito corroborou para a queda da Junta Militar que comandava a Argentina.  

Para os ingleses reconquistar o território perdido alavancou a popularidade da premiê britânica Margaret Thatcher, saindo vitoriosa das eleições no ano seguinte. 

Por fim, 30 anos depois em 2012, a presidente argentina na época Cristina Kirchner acusou os ingleses de colonialismo por conta do domínio da ilha. 

Como resposta o primeiro ministro britânico David Cameron disse que nada mudaria. Uma vez que a população das Malvinas se auto denominavam britânicos. 


E então, gostou de conhecer mais detalhadamente a Guerra das Malvinas?

Não deixe de ler também – Guerra do Golfo: O que estudar sobre esse conflito

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.