Guerra Civil Espanhola: resolução comentada de questões - Notícias Concursos

Guerra Civil Espanhola: resolução comentada de questões

Confira a análise de questões sobre o tema

Guerra Civil Espanhola: como cai no vestibular?

O termo “Guerra Civil Espanhola” é usado para denominar um conflito que ocorreu na Espanha entre os anos de 1936 e 1939.

O tópico é muito abordado por questões de história geral, principalmente dentro das provas dos vestibulares.

Assim, para que você consiga saber como o assunto pode cair na sua prova, o artigo de hoje trouxe a análise de duas questões sobre a Guerra Civil Espanhola. Confira!

Guerra Civil Espanhola: questão da UFES

(UFES) A Guerra Civil Espanhola (1936-1939), em que perderam a vida mais de 1 milhão de pessoas, terminou com a derrota dos Republicanos e com a subida ao poder de Francisco Franco, militar espanhol. O Estado Espanhol, após a vitória de Franco, caracterizou-se como:

a) Democrático com tendências capitalistas.

b) Democrático com tendências socialistas.

c) Populista de esquerda.

d) Totalitário de direita.

e) Totalitário de esquerda.

Análise:

A questão do vestibular da UFES aborda uma das principais consequências do fim da Guerra Civil Espanhola: o início do Franquismo, ou seja, a ditadura de Francisco Franco.

A resposta correta para a questão é a letra D, que afirma que o Estado espanhol depois da ascensão de Franco tornou-se totalitário e com tendências à direita.

Durante a Guerra Civil, Franco liderava os nacionalistas, ou seja, o grupo de tendência totalitária e conservadora. Essas características foram mantidas durante o seu governo, depois do fim do conflito.

Guerra Civil Espanhola: questão da UFU

(UFU) – Em julho de 1936, o general Francisco Franco, sob o pretexto de um avanço comunista, liderou uma revolta militar para derrubar a República, dando início à guerra civil espanhola. Do seu lado estavam a maioria da Igreja Católica e setores da classe média e do Exército. A respeito dessa guerra é correto afirmar que

I- os russos se mantiveram neutros enquanto Alemanha e Itália lutaram contra Franco ao lado dos republicanos, sendo derrotados pelas Brigadas Internacionais de comunistas e anarquistas.

II- a mais sensível imagem dos horrores da guerra civil espanhola pode ser vista na obra do artista plástico Pablo Picasso, que retratou, em Guernica, toda sua indignação perante o bombardeio alemão à cidade espanhola.

III- com a ajuda militar da Itália e da Alemanha e o apoio da Igreja Católica, o general Franco conseguiu, em 1939, derrubar a resistência republicana, abrindo caminho para a expansão dos regimes totalitários na Europa e instalando na Espanha, uma ditadura que duraria até 1975.

IV- entre os fatores de insatisfação dos setores conservadores, aglutinados no grupo da Falange e liderados por Franco, estava a vitória da coligação da Frente Popular e dos movimentos de esquerda nas eleições de 1936.

Assinale:

A) se apenas I e III são corretas.

B) se apenas I, II e III são corretas.

C) se apenas II é correta.

D) se todas são corretas.

E) se apenas II, III e IV são corretas.

Análise:

A resposta correta para a questão do vestibular da UFU é a letra E, uma vez que o item I está incorreto.

As forças populares e democráticas receberam apoio da União Soviética durante a Guerra Civil Espanhola. Dessa forma, os russos não se mantiveram neutros. Ainda, Francisco Franco liderava o grupo dos nacionalistas (e não aquele dos republicanos). Com o fim da Guerra Civil, os nacionalistas saíram vitoriosos e Franco instaurou um novo governo ditatorial no país.

Todas as demais alternativas estão corretas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?