Atenção! A Guarda de Fortaleza CE tem edital iminente. A banca organizadora já assinou o contrato e quem deseja uma vaga, precisa intensificar os estudos.
O concurso público a porta de entrada para quem deseja ingressar no serviço público. Afinal, as vantagens são inúmeras como a estabilidade e outros benefícios que apenas essa carreira disponibiliza para você.
A seguir você verá todas as informações a respeito do contrato assinado para o concurso da guarda de Fortaleza e todas as informações, visto que o status do edital é iminente.
Sobre a Guarda de Fortaleza
São inúmeras as atribuições do cargo de guarda municipal de Fortaleza, dentre elas, prestar serviço que seja relativo à segurança. Além disso, incentivar o turismo local, desenvolver ações para manter a localidade segura.
Ainda, os guardas são responsáveis por deixar os espaços íntegros, isto é, preservar os bens, que fazem parte do patrimônio o público municipal. Outra função é fazer serviços de ronda, atender os seus superiores hierárquicos naquilo que for pertinente ao seu trabalho.
Por fim, outras atribuições incluem atuar em conjunto com a Defesa Civil em questões relacionadas à segurança e prestar auxílio para restabelecimento da manutenção da ordem pública.
Para ingressar na guarda de Fortaleza é necessário realizar concurso público e ser aprovado em todas as etapas até a sua nomeação.
Então, veja abaixo informações a respeito do edital anterior para você ter uma base do que pode ser cobrado para o próximo edital que está com a banca contratada. Com isso, há a expectativa de ser lançado ainda neste semestre.
Edital anterior do concurso da Guarda de Fortaleza
O último concurso foi realizado em 2013 e quem organizou este certame foi a Universidade Estadual do Ceará. Na época, 1.000 vagas foram disponibilizadas, sendo que 800 vagas foram para homens e 200 vagas para mulheres.
A remuneração inicial era de 1.652,62 reais e a composição das etapas do concurso era de prova de conhecimentos básicos e específicos, curso de formação profissional com carga horária de 400 horas totais. Ao terminar o curso, aconteceu a prova de avaliação.
Com a aprovação, foi possível dar prosseguimento com a avaliação psicológica, avaliação física e investigação social e funcional.
Todas essas etapas possuíam teor eliminatório. Assim, somente prosseguiam no certame as pessoas que fossem aprovadas em todas as etapas até a classificação dentro das vagas e posteriormente ingresso por meio da sua nomeação.
Expectativa para próximo edital é alta
De acordo com informações a respeito da tramitação deste concurso, aproximadamente 1.000 vagas estarão disponibilizadas. Vale dizer que todas essas vagas são para o cargo de guarda municipal. Desse modo, o principal requisito para concorrer a ela é possuir ensino médio completo.
De acordo com as informações para o próximo concurso, ele será composto por 6 etapas. Sendo a primeira delas, a prova objetiva, que tem o intuito de classificar quem estiver dentro das vagas para as próximas etapas.
A segunda etapa é inspeção de saúde e também exame toxicológico, que será de caráter eliminatório. Assim como as outras na sequência, as quais são: teste de aptidão física, avaliação psicológica, investigação social e também curso de formação.
A prova será composta por 100 questões de múltipla escolha, sendo 50 de conhecimentos básicos e 50 de conhecimentos específicos.
Com base no edital anterior, as matérias cobradas foram Língua Portuguesa, o conhecimento sobre Fortaleza, Atualidades, Legislação Municipal e Específica, Noções de Direito Administrativo, Constitucional e Penal.
O que todo concurseiro precisa saber
É de extrema importância ingressar nos estudos para o concurso em questão, antes mesmo do lançamento do edital. Pois, esse é o grande diferencial que pode levar você à aprovação de maneira mais assertiva.
Com mais tempo para visualizar todo o conteúdo do edital, será possível ter pleno conhecimento das matérias que são comuns nesses concursos. Além disso, se outro conteúdo for incluído, você terá o tempo necessário para focar mais nele. Afinal, realizará apenas a manutenção do conhecimento já previamente adquirido através de revisões.
Sabendo também da contratação da banca, o ideal é fazer simulados de provas anteriores.
A partir de todas as informações ditas acima, prossiga com seus estudos. Desse modo, fique atento a todas as mudanças e conteúdo novo disponíveis, a respeito do edital da guarda de Fortaleza, que pode ser lançado a qualquer momento.
Assim que o certame estiver disponível, faça a leitura dele. Em seguida, visualize se algo foi incluído ou retirado com base no edital anterior para ter certeza do conteúdo que deverá ser intensificado.