A fatura de energia elétrica é uma das contas mais caras para as famílias brasileiras, sobretudo para as que vivem em situação de vulnerabilidade. Porém, o que muitos não sabem é da possibilidade de receber descontos conforme o nível de consumo mensal.
Na matéria de HOJE, você pode ver que o Governo Federal concede desconto nas contas de luz por meio do programa Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE). No entanto, para isso, é necessário que a família se enquadre nos critérios para participação do programa.
A seguir, veja como o programa funciona.
De acordo com as regras do programa, confira quem pode receber os descontos:
Assim, as famílias contempladas contam com o desconto proporcional de acordo com as condições abaixo:
Além disso, as famílias quilombolas ou indígenas podem conseguir os descontos a seguir:
Até 2021, um integrante da família tinha que se dirigir a uma agência da distribuidora de energia da sua região para solicitar o benefício. Agora, a família pode ser incluída automaticamente, através da inscrição no CadÚnico.
Caso não seja inscrita no banco de dados, basta eleger um representante legal, que deve ter, no mínimo, 16 anos e ser preferencialmente do sexo feminino. Feito sito, o responsável deve se dirigir ao Centro de Referências em Assistência Social (CRAS) da região.
Na ocasião, ele deve apresentar ao menos o seu título de eleitor e CPF. No entanto, o cadastro é de todo grupo familiar, sendo assim, será necessário ter em mãos ao menos um dos documentos de cada membro da família listados abaixo:
As bandeiras são acionadas nas faturas de energia elétrica conforme o contexto em que o país ou a região está vivenciando, além, é claro, do consumo por parte dos cidadãos.
A aplicação da bandeira verde significa que os consumidores de energia não pagarão valores adicionais nas suas contas. De acordo com a Aneel, as bandeiras tarifárias de dividem em: