Segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), os brasileiros precisaram trabalhar em média 149 dias em 2022 para pagar impostos. Isso inclui o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).
Mas afinal, o que pode ser feito? A primeira dica é entender bem o que é IPVA e definir a melhor forma de pagar seu imposto, visando criar alternativas para mitigar o impacto financeiro, como, por exemplo, o uso do cartão de crédito.
O IPVA incide sobre a propriedade de qualquer veículo automotor terrestre. O imposto é de responsabilidade do Detran que estabelece seu calendário de pagamentos, os valores e como os contribuintes podem pagá-lo.
Muitas pessoas pensam que todo o valor do IPVA vai para a construção e manutenção de ruas, mas isso é um equívoco. Atualmente, 40% dos recursos pertencem ao estado, 40% aos municípios e 20% ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).
Em relação ao seu pagamento, o IPVA pode ser pago em parcela única (geralmente com desconto) ou parcelado em até três vezes.
Para realizar o pagamento do IPVA com cartão de crédito se faz necessário a abertura de uma conta em uma carteira digital. Feito isso, basta seguir os passos abaixo para pagar IPVA com cartão de crédito:
Pagar o IPVA pode lhe oferecer diversas vantagens, dentre elas:
RecargaPay permite que o usuário pague boletos do cartão de crédito no valor de até R$ 500 gratuitamente. Contudo, para aqueles que assinam a versão Prime+ da carteira digital, o valor aumenta para 1500 reais.
Importante destacar que, caso esses valores sejam ultrapassados, tanto no serviço gratuito, quanto no Prime, há uma incidência de 2,99% de juros.
O Mercado Pago é uma plataforma administrada pelo Grupo Mercado Livre. Para aqueles que optam por pagar o IPVA com cartão de crédito por meio da carteira, deverão pagar uma taxa de 2,99%.
Além disso, as taxas adicionais para pagamentos parcelados variam conforme o número de parcelas.
O PicPay permite que várias contas sejam pagas no cartão de crédito, incluindo impostos, portanto, pagamento via boleto de imposto com saldo adicionado via cartão de crédito, há a incidência de 4,99%.
Além disso, ao optar por parcelar em até 12 vezes, o cliente terá um acréscimo a cada parcela, que pode variar conforme a quantidade escolhida.
Em suma, pagar o IPVA pode ser estressante, especialmente se não há dinheiro para pagar o que deve. Contudo, embora um cartão de crédito possa ser uma maneira conveniente de cobrir a conta, certifique-se de entender todas as maneiras pelas quais isso vai custar.