O Cadastro de Pessoa Física (CPF) é um dos documentos mais importantes para o cidadão brasileiro. Devido a isso, é importante ter a sequência numérica na mente ou anotada em algum lugar de rápido acesso.
Atualmente, o cadastrado tem sido usado para muitas situações no dia a dia dos cidadãos, como para requisição de cartões de crédito, realização de compras com carnês de prestação, entre outros casos.
Em razão disso, caso não saiba a situação do seu CPF, veja como consultá-la a seguir!
Veja o passo a passo a seguir:
Para saber se o seu CPF está regularizado, procure pela mensagem “ Situação cadastral regular”. Caso o CPF esteja com alguma pendência, vai aparecer na tela uma das seguintes mensagens:
No que se refere à correção do CPF, o cidadão poderá acessar o site da Receita Federal, mediante apresentação de alguns dos seguintes documentos:
Caso o sistema online não estiver funcionando, o cidadão terá que comparecer a uma unidade conveniada da rede, sendo elas: Banco do Brasil, Correios, Caixa Econômica Federal ou Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais.
O número do CPF pode ser encontrado nos seguintes locais:
O CPF passará a ser o único número para identificar o cidadão pelos serviços públicos. Logo, agora é a hora não apenas para você verificar a sua atual situação cadastral, como também para deixar o seu CPF regular no sistema da Receita Federal.
Assim, no ano de 2023, é importante que você deixe o seu CPF em uma situação regular. Logo, na plataforma on-line da Receita Federal, você pode descobrir se o seu cadastro está regular, suspenso ou se está cancelado. Com efeito, para resolver o seu CPF cancelado, você deve marcar um atendimento em uma agência física da Receita Federal.