Parcelar a fatura do cartão de crédito nem sempre é a melhor opção, contudo, é possível realizar um planejamento financeiro para viabilizar essa possibilidade.
Segundo informa o Nubank, é possível parcelar a fatura do seu cartão de crédito de duas formas, considerando o parcelamento realizado pelo cliente diretamente no aplicativo e o parcelamento automático.
O parcelamento automático ocorre quando o cliente faz um pagamento parcial da sua fatura anterior, ou seja, quando ele paga um valor maior que o mínimo e menor que o total.
O Banco Central do Brasil determinou que o cliente não pode utilizar o crédito rotativo em dois ciclos de faturas, portanto, o saldo restante deve ser parcelado. O Nubank destaca que o cliente da fintech pode parcelar o valor restante em até 36 vezes, com taxas de juros melhores do que o rotativo e pagando o IOF, o Imposto Sobre Operações Financeiras.
Contudo, há a opção de parcelar de acordo com a sua necessidade. O Nubank explica que quando o cliente optar por parcelar a fatura, ele poderá clicar em “alterar valor” e informar o valor que deve ser pago para evitar o parcelamento automático.
O processo pode ser feito de forma muito simples, basta acessar o app do Nubank e simular os valores escolhidos. No aplicativo inicial do Nubank, clique em parcelar, considere o valor do pagamento inicial como a entrada do parcelamento de fatura.
Por conseguinte, irá visualizar um resumo dessa operação, considerando as taxas de juros e o Custo Efetivo Total (CET). Basta confirmar o parcelamento com a sua senha Nubank. O parcelamento só será efetivado quando pagar o valor definido como entrada no início desse processo.
O Nubank destaca que não é possível parcelar a sua fatura dois dias antes do fechamento, contudo, é possível parcelar a fatura no dia do próprio fechamento.
Dessa forma, poderá inserir as parcelas do seu cartão de crédito no seu planejamento financeiro para elevar o seu controle financeiro pessoal. Para evitar novos endividamentos, é importante não utilizar o cartão até a finalização das parcelas.
Além disso, centralize os gastos de sua rotina no seu cartão de crédito, apenas quando essa centralização for planejada para que pague o valor total da fatura mensal.