A Consolidação de Leis Trabalhistas (CLT) determina que os empregadores depositem 8% do salário de seus funcionários em suas respectivas contas no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).
Nesse sentido, essa quantia servirá para ajudar o trabalhador em determinadas situações.
Há várias modalidades de saque do FGTS, todas elas também são previstas em lei. A mais comum é o saque-rescisão, disponibilizado quando o trabalhador é demitido sem justa causa.
Entretanto, em alguns casos, é possível que o cidadão tenha dificuldades em resgatar os valores depositados no Fundo de Garantia.
Veja o que fazer nessas situações a seguir.
Caso não esteja conseguindo sacar o FGTS, é possível que sua conta tenha sido cancelada. Normalmente, isso acontece quando o trabalhador comete uma infração grave e é demitido por justa causa.
Com isso, o saque-rescisão é impossibilitado automaticamente.
Além disso, outra situação que leva ao cancelamento do saque-rescisão é quando o trabalhador adere o saque-aniversário.
Deste modo, apenas a multa rescisória de 40% sobre os valores depositados no FGTS é liberada. Veja como sair dessa modalidade a seguir:
Existem algumas modalidades de saque que permitem ao trabalhador resgatar os valores do seu FGTS. Confira quais são:
O trabalhador pode consultar o seu FGTS de várias formas. Portanto, veja cada uma delas a seguir:
Por SMS
Sendo uma das formas mais práticas de consultar o FGTS, o trabalhador pode aderir a opção de receber mensagens de textos (SMS) quando houver alguma movimentação em suas contas no Fundo de Garantia.
Por correspondência
Outra forma de receber o extrato do FGTS é em sua própria residência. O trabalhador pode ter acesso as informações a cada dois meses, basta informar o endereço completo no site do órgão, em uma agência da Caixa ou pelo telefone 0800 726 01 01.
No site ou aplicativo
Por fim, é possível consultar o extrato do FGTS através do site da Caixa ou pelo aplicativo FGTS. Pelo site, o trabalhador deve informar o NIS (PIS/PASEP) ou a Senha Cidadão. A consulta pelo aplicativo também é simples, no entanto, é preciso baixá-lo.