Com o fim do prazo para declaração do Imposto de Renda 2023 se aproximando, muitos brasileiros ainda não entregaram a documentação necessária. No entanto, vale lembrar que aqueles que não cumprirem com essa obrigação estão sujeitos a multas.
A Receita Federal informou que a multa por atraso na entrega da declaração do Imposto de Renda é calculada a partir da data limite para o envio, que neste ano é 31 de maio. Por isso, aqueles que ainda não entregaram a documentação devem ficar atentos e providenciar a declaração o mais rápido possível.
Veja as consequências de não entregar a declaração
A entrega tardia ou a não apresentação da declaração do Imposto de Renda pode gerar várias consequências negativas para o contribuinte. Segundo informações oficiais, o contribuinte que não entregar a declaração dentro do prazo estabelecido ou deixar de fazê-lo pode ser multado por atraso.
A multa é calculada em 1% ao mês ou fração de atraso, sobre o valor total do imposto devido na declaração, com um limite máximo de 20%. Já aqueles que estavam obrigados a declarar, mas não têm imposto a pagar, a multa mínima é de R$ 165,74.
A Receita Federal ainda informa que não declarar o Imposto de Renda pode levar a restrições em relação ao CPF, gerando a inclusão do nome do contribuinte na lista de inadimplentes. A depender da situação, a falta de declaração pode até mesmo levar à prisão do contribuinte.
Como declarar o Imposto de Renda
A declaração do Imposto de Renda é uma obrigação anual que todos os contribuintes brasileiros precisam cumprir, exceto aqueles que se enquadram em algumas exceções específicas. Todavia, apesar de ser um processo obrigatório, muitas pessoas ficam em dúvida sobre como declarar o Imposto de Renda de forma correta, principalmente aqueles que vão realizar a declaração pela primeira vez.
A Receita Federal estabelece uma série de critérios para determinar se um indivíduo é obrigado a declarar ou não. Geralmente, são obrigados a declarar o IR aqueles que tiveram rendimentos tributáveis acima de um determinado valor ao longo do ano. Por conta disso, é importante que os cidadãos confiram se é necessário realizar o procedimento.
A saber, existem diversas formas de fazer a declaração do Imposto de Renda. Uma das maneiras mais comuns é o preenchimento online, que pode ser feito por meio do software disponível no site da Receita Federal. Além disso, existem outras opções, como a contratação de um contador ou empresa especializada.
Depois de decidir como será feita a declaração, o contribuinte deve coletar todos os documentos e informações necessárias. É importante ter em mãos os comprovantes de rendimentos e despesas do ano anterior, além de informações sobre patrimônios e até mesmo investimentos.
Além disso, durante o preenchimento da declaração, é importante ficar atento a todos os detalhes e informações solicitadas pela Receita, já que erros ou omissões podem levar a multas, ou atrasos na restituição do imposto.