O que fazer quando você não está gostando do curso ou da faculdade

Escolher uma faculdade e o curso não é nada fácil. Dependendo do momento em que isso ocorre, envolve muita pressão, ansiedade e perspectivas.

Mas infelizmente toda escolha é passível de causar decepções. Há muitos estudantes que se veem fazendo uma graduação que não gostam ou então em uma instituição que não está atendendo suas expectativas.

Talvez você não goste do estilo de aulas, dos materiais, das próprias matérias, dos professores, e até dos próprios colegas. Enfim, existem muitas razões pelas quais você pode não estar gostando da vida universitária.

Como sair dessa situação, então? Afinal, não é justo você se formar em um lugar que não te satisfaz e nem em um curso que não é aquilo com o que sonha, não é mesmo?

Leia algumas dicas sobre o que você fazer se não estiver curtindo a faculdade ou o curso.

1: Descubra o que está deixando você infeliz

A primeira coisa a fazer depois de estabelecer que você não está realmente gostando da universidade é tentar descobrir por que isso acontece. Isso pode ser mais fácil dizer do que fazer; geralmente quando você está insatisfeito, se deve a uma infinidade de razões e fatores diferentes. Portanto, pode ser extremamente difícil selecionar apenas um.

No entanto, se você realmente pensar sobre isso, provavelmente descobrirá que um fator está incomodando você mais do que os outros, seja o teor das disciplinas que não te encanta, seu atual grupo de amizade (ou falta de) ou o seu curso propriamente dito.

2: Converse com as pessoas

Depois de estabelecer o que você deseja alterar, agora é hora de implementar essa mudança em sua vida. Descubra com quem você pode conversar a respeito dessa situação de incertezas.

Geralmente um psicólogo está bastante preparado para receber esse tipo de demanda. Mas um bom amigo, um familiar e até mesmo um professor próximo pode lhe auxiliar com conselhos nesse processo. Ou pelo menos podem ouvir os seus anseios.

Também é bacana procurar solucionar aqueles problemas que de fato têm solução. Por exemplo: adora a faculdade em si, mas seu curso não te satisfaz? Tem algum curso que gostaria de fazer nessa mesma instituição? Então procure o setor responsável para tentar fazer essa troca de curso.

Tempos difíceis: 4 passos para lidar com estresse e ansiedade nos estudos

3: Deixe o tempo acalmar os ânimos

Você provavelmente não quer ouvir isso, mas respire e espere alguns dias após ter a ideia de mudar de curso ou de faculdade. Muitas vezes esse desejo ocorre depois de alguma desavença ou de uma grande frustração, como reprovação em alguma matéria, por exemplo.

A dica então é deixar a poeira baixar para ver se melhora o clima entre você e a faculdade naturalmente, por conta própria.

4: Trocar de curso ou faculdade?

Se você realmente não gosta do seu curso ou da universidade, fazer uma mudança pode ser um passo extremamente positivo. Se você está pensando em mudar de rumo, deve fazer uma boa pesquisa, com cuidado.

Antes de tomar essas decisões, consulte seu tutor ou líder pessoal, o escritório e o administrador do curso, o serviço de apoio ao aluno e o serviço de carreira da sua universidade.

5: Faculdade é para você?

Pode valer a pena considerar se a universidade é a ideal para você. A vida universitária não é para todos, vale dizer. Muitas pessoas se encaixam melhor no perfil empreendedor, outros, desejam buscar a felicidade nos esportes ou nas artes.

Há muitas possibilidades além da graduação, incluindo os concursos públicos!

E então, o que achou das dicas? Esperamos que tenha gostado e possa se decidir quanto ao que fazer com a faculdade ou o curso.

Leia também: Faculdade: Fazer ou não? 3 perguntas para saber se é isso que você quer

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.