Governo retoma pagamentos do VALE-GÁS NACIONAL; veja quem recebe
Pagamentos do Vale-gás nacional estão sendo retomados. Veja quem pode receber o saldo já nesta terça-feira (25).
Nesta terça-feira (25), o Governo Federal está seguindo com os pagamentos de mais uma rodada do programa Vale-Gás nacional. Hoje é a vez dos usuários que possuem o Número de Identificação Social (NIS) final 7.
De acordo com as informações da Caixa Econômica Federal, o dinheiro está na conta desde as primeiras horas da manhã. Lembrando que cada cidadão tem um prazo de 120 dias, ou seja, quatro meses para movimentar o benefício.
Não é preciso gastar toda a quantia dentro do intervalo de tempo mencionado. Uma simples movimentação já é mais do que suficiente para garantir que o Governo Federal não vá bloquear o dinheiro ao final dos quatro meses estipulados.
Para saber se você está entre os selecionados para o Vale-Gás nacional neste mês de abril, basta checar a sua conta no App do Bolsa Família ou mesmo no aplicativo do Caixa Tem.
Além de conferir se está entre os selecionados, o cidadão também poderá confirmar qual é o valor que estará disponível em sua conta, além da data oficial da liberação do benefício.
Cabe salientar que é possível movimentar o benefício sem sair de casa. De acordo com as regras gerais do programa, o usuário pode usar a quantia através do sistema do App do Caixa Tem.
Por meio do aplicativo, é possível pagar contas, transferir saldos para outros bancos e até mesmo gerar um código para usar em saques em caixas eletrônicos, casas lotéricas e correspondentes Caixa Aqui.
Para os mais tradicionais, há ainda a opção de saque do dinheiro através do cartão do Bolsa Família. Os mais de 8 milhões de brasileiros que receberam os dispositivos do antigo Auxílio Brasil no decorrer do ano passado, também podem usar o dispositivo para movimentar o dinheiro correspondente ao programa Vale-Gás.
Calendário de abril do Vale-Gás
Como dito, nesta terça-feira (25), os pagamentos do programa estão sendo feitos para as pessoas que possuem o NIS final 7. No decorrer desta semana, outros grupos também deverão receber o saldo, sempre respeitando a ideia de divisão pelo final do NIS.
Abaixo, você pode conferir o calendário detalhado de pagamentos do Vale-Gás nacional para este mês de abril. As datas são as mesmas que também são utilizadas para os pagamentos do programa Bolsa Família.
- Usuários com NIS final 1: 14 de abril (sexta-feira);
- Usuários com NIS final 2: 17 de abril (segunda-feira);
- Usuários com NIS final 3: 18 de abril (terça-feira);
- Usuários com NIS final 4: 19 de abril (quarta-feira);
- Usuários com NIS final 5: 20 de abril (quinta-feira);
- Usuários com NIS final 6: 24 de abril (segunda-feira);
- Usuários com NIS final 7: 25 de abril (terça-feira);
- Usuários com NIS final 8: 26 de abril (quarta-feira);
- Usuários com NIS final 9: 27 de abril (quinta-feira);
- Usuários com NIS final 0: 28 de abril (sexta-feira).
Programa Vale-Gás Nacional
O Vale-Gás nacional, também conhecido como Auxílio Gás, é um programa social idealizado pelo Congresso Nacional e sancionado ainda em dezembro de 2021, pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O objetivo é ajudar as pessoas em situação de vulnerabilidade social no processo de compra do botijão de gás de 13kg.
Hoje, dados mais recentes do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome apontam que pouco mais de 5,6 milhões de pessoas estão aptas ao recebimento do benefício. O número é relativamente menor do que o registrado na última liberação, em fevereiro, quando cerca de 5,9 milhões receberam.
Todos os usuários estão recebendo um valor unitário de R$ 110 por família neste mês de abril. O saldo corresponde exatamente a 100% do preço médio nacional do botijão de 13kg, definido pela Agência Nacional de Petróleo (ANP).
Quem recebe o Vale-Gás Nacional?
Para ter direito ao Vale-Gás, é necessário ter uma conta ativa e atualizada no sistema do Cadúnico, além de ter uma renda per capita de até meio salário mínimo.
Também é importante que ao menos um membro do família faça parte do Benefício de Prestação Continuada (BPC) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).