Governo recebeu 10 mil denúncias sobre fraudes no auxílio emergencial - Notícias Concursos

Governo recebeu 10 mil denúncias sobre fraudes no auxílio emergencial

Denúncias sobre possíveis fraudes podem ser feitas no painel Fala.Br

Em dois meses, o governo brasileiro recebeu 10 mil denúncias sobre possíveis fraudes no auxílio emergencial de R$ 600. Os dados do Fala.Br conta com 73 mil tipos de manifestações.

Além das denúncias, as manifestações abrangem 26 mil reclamações, 18 mil solicitações, 15 mil comunicações e 2 mil sugestões. As manifestações foram feitas entre 22 de maio e 24 de julho. Grande parte delas foi encaminhada ao Ministério da Cidadania.

O painel Fala.Br não cuida apenas de manifestações sobre o auxílio emergencial de R$ 600. Também são registradas manifestações sobre o coronavírus. Entre elas, há 1,6 mil denúncias contra empresas, reclamações sobre hospitais, denúncias sobre não isolamento, contra prefeituras e sobre desobediência ao isolamento.

Como denunciar possíveis fraudes?

Para checar o cadastro, entre no site da Dataprev. Informe nome completo, CPF, data de nascimento e nome da mãe.

Se a resposta é “Requerimento não encontrado”, o CPF consultado não tem pedidos realizados. Se a resposta for “Em processamento, foi aprovado, não aprovado, requerimento retido ou dados inconclusivos”, foi feito cadastro utilizando o CPF pesquisado.

Se a resposta for “Benefício em processamento”, o CPF foi usado e o pedido está em análise. Se aparecer “Aprovado”, o benefício foi liberado e será pago na data correspondente do calendário oficial na conta indicada no cadastro. Se as respostas forem “Não aprovado, requerimento retido ou dados inconclusivos”, foi feito o pedido, mas a Dataprev encontrou inconsistências ou irregularidades.

No caso de fraude detectada, ela deve ser denunciada pelos telefones 121 ou 0800-707-2003. Também é possível fazer a denúncia em qualquer agência da Caixa Econômica Federal.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?