Beneficiários do Bolsa Família que residem na região do Litoral Norte de São Paulo, recentemente atingida por fortes chuvas, receberão o benefício do programa social na mesma data. Ou seja, a Caixa Econômica Federal fará os depósitos para estas famílias em um só dia, independente do NIS (Número de Identificação Social).
Desse modo, o calendário do próximo mês será antecipado para os contemplados dessa região. De acordo com o governo federal, o pagamento conjunto ocorrerá no dia 20 de março. Outra medida já anunciada pela instituição financeira foi a liberação do Saque Calamidade do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).
A antecipação no pagamento do Bolsa Família no mês de março será destinado as famílias que residem nos locais que foram afetados pelas fortes chuvas e desastres naturais. Em outras palavras, a medida contemplará todos os beneficiários que moram em áreas que tiveram o decretado de estado de calamidade ou emergência pública.
Neste sentido, famílias que residem nos municípios do estado de São Paulo que foram atingidos pelos desastres serão atendias. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social, o repasse será unificado e acontecerá no dia 20 de março, primeiro dia do pagamento, para todos os beneficiários, independente da data em que originalmente receberiam o benefício.
Para as demais famílias, ou seja, que não estão sofrendo com as fortes chuvas, os repasses ocorrerão nas datas previamente divulgadas pelo Governo Federal. Confira:
A saber, o benefício é destinado ao trabalhador que possui saldo na conta do FGTS. Além disso, é necessário que o beneficiário não tenha realizado saques por motivos de calamidade nos últimos 12 meses. Ademais, é de extrema importância que os beneficiários se atentem aos prazos para realizarem o saque. Os beneficiários podem receber até R$ 6,2 mil.
De acordo com a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, o saque calamidade do FGTS está disponível para os trabalhadores que moram nos seguintes municípios:
“Essas famílias desabrigadas têm direito à levantamento de FGTS, basta que sejam moradores das regiões que foram afetadas”, afirmou a ministra.
“Uma vez decretada calamidade pública, reconhecida pelo governo federal, todos os recursos necessários estão disponíveis para Guarujá [e Bertioga]”, completou Tebet.
O trabalhador autorizado a realizar o saque calamidade pode solicitar os valores através do aplicativo FGTS (disponível para Android ou iOS). Veja como fazer o pedido a seguir:
Vale ressaltar que o FGTS pode cair em até cinco dias úteis na conta. Contudo, o trabalhador deve sacar os valores em até 60 dias.