O governo federal lançou nesta semana o Programa Manuel Querino. Trata-se de um projeto que prevê o pagamento de um auxílio de R$ 300 por mês para jovens de 16 a 29 anos que queiram se profissionalizar. Neste momento inicial, a ideia é atender apenas as pessoas que fazem parte do Bolsa Família.
A primeira turma do programa está sendo formada no ABC Paulista. A ideia é oferecer 3,750 vagas. Sendo que 1.950 serão para os seguintes cursos:
- Eficiência Energética (eletricista de sistema de energias renováveis);
- Turismo (condutor de turismo em unidades de conservação ambiental local e condutor de turismo em espaços culturais locais);
- Produção Cultural (agente e assistente de produção).
“Agradeço todo empenho do Grande ABC em ter a primeira turma deste programa no Brasil. Começa aqui, mas temos outros 25 projetos do tipo espalhados pelo país”, afirmou o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho.
“Sem dúvidas este é um programa que trará impacto social e econômico muito grande, que tem como perspectiva inserir jovens em situação de vulnerabilidade no mercado de trabalho. Mais do que isso, é colocar esses jovens no caminho da Educação, e este é um esforço diário”, comentou o reitor da UFABC, Dacio Matheus.
Quem pode receber
Como dito, o foco do programa social está nos usuários jovens do Bolsa Família. É preciso que o cidadão resida em uma área de vulnerabilidade social. Pessoas que se encontram em situação de risco pessoal e social também poderão receber a bolsa em questão.
Para se inscrever, o candidato precisa necessariamente ter concluído o ensino médio, ou ao menos estar matriculado no ensino regular de Educação Básica (Fundamental ou Médio) ou Educação de Jovens e Adultos (EJA), em qualquer época do ano letivo.
“Este programa é para os jovens ganharem um incentivo a estudar e terem uma profissão. O conhecimento é inesgotável, quando você começa a aprender algo, sempre quer mais. Então, o que a gente quer é a Educação transformado cidadãos, dando visibilidade social e conteúdo. Assim, construiremos uma sociedade melhor”, disse o presidente do Consórcio ABC e prefeito de Diadema, José de Filippi Júnior.
O curso em questão vai acontecer de forma presencial de segunda a quinta, entre os meses de março e agosto, e de agosto a novembro. A carga horária diária é de três horas, o que vai totalizar 200 horas. Ao todo, estima-se que 51 turmas serão criadas. As aulas devem acontecer nos períodos da manhã, tarde e noite nos municípios do ABC Paulista.
Bolsa Família segue
Dentro de mais alguns dias, o governo federal deverá retomar os pagamentos de mais uma rodada do Bolsa Família. O maior programa de transferência de renda do país deve atender pouco mais de 20 milhões de pessoas neste mês de abril. Os repasses serão retomados no próximo dia 17.
Quem já está dentro do programa social, não precisa se preocupar com nenhum tipo de solicitação. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, para este público o saldo será depositado automaticamente, desde que eles sigam dentro das regras de permanência exigidas.
O cidadão vai precisar se basear no final do seu Número de Identificação Social (NIS) para saber quando poderá receber o saldo em sua conta. No calendário abaixo, esta indicação se torna um pouco mais clara. As datas foram divulgadas pelo Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome. Veja:
- Usuários com NIS final 1: 17 de abril;
- Usuários com NIS final 2: 18 de abril;
- Usuários com NIS final 3: 19 de abril;
- Usuários com NIS final 4: 22 de abril;
- Usuários com NIS final 5: 23 de abril;
- Usuários com NIS final 6: 24 de abril;
- Usuários com NIS final 7: 25 de abril;
- Usuários com NIS final 8: 26 de abril;
- Usuários com NIS final 9: 29 de abril;
- Usuários com NIS final 0: 30 de abril.