No início desta semana, a Receita Federal liberou os pagamentos do terceiro lote da restituição do Imposto de Renda. Na ocasião, mais de 5,6 milhões de brasileiros de todas as regiões do país puderam receber o saldo em suas contas. Contudo, o fato é que muita gente que fez a declaração este ano ainda não recebeu nada.
Quem ainda não conseguiu receber a restituição do Imposto de Renda terá uma nova chance neste mês de agosto. O Fisco já confirmou a data da liberação do quarto lote de pagamentos. Será no próximo dia 31, assim como já previa o calendário oficial de liberações da Receita Federal.
Mas o contribuinte não terá que esperar até o dia 31 deste mês para saber se tem direito ao saldo da restituição do quarto lote. Ainda de acordo com as informações do Fisco, qualquer cidadão vai poder consultar se está na lista de contemplados já a partir do próximo dia 24 de agosto, através do site da restituição.
Assim como ocorreu nos meses anteriores, o processo de consulta do quarto lote será aberto às 10h. Basta abrir o site da Receita Federal, clicar em Meu Imposto de Renda, seguir para Consultar Restituição e verificar se o seu nome estará disponível em sua conta, ou se será necessário esperar mais um pouco.
O contribuinte que preferir realizar uma consulta um pouco mais detalhada, também poderá verificar informações extras através do sistema do portal e-Cac, que fica disponível no aplicativo do Imposto de Renda, o mesmo que foi usado pelo contribuinte para fazer a declaração deste ano.
Como será o pagamento
A Receita Federal não prevê mudanças no sistema de pagamento da restituição do Imposto de Renda. Assim como nos lotes anteriores, o quarto pagamento vai ser feito diretamente na conta que foi informada pelo contribuinte no momento da declaração deste ano.
O cidadão que optou por receber o saldo via pix, vai ter o dinheiro enviado através da chave que foi informada também no momento da declaração do Imposto de Renda deste ano. Caso a conta ou a chave informada não exista mais por qualquer motivo, o dinheiro da restituição será enviado para o Banco do Brasil.
Para estes casos, será necessário que o contribuinte entre em contato com esta instituição financeira para reaver a quantia. O contato poderá ser feito através de uma visita presencial em uma agência mais próxima, ou mesmo através dos canais oficiais da instituição.
O importante nesta situação é entender que ao confirmar que você está entre os escolhidos para o recebimento do quarto lote, não será necessário realizar nenhum tipo de solicitação. O dinheiro será enviado de forma automática para estas contas.
O terceiro lote da restituição
Até aqui mais de 15 milhões de brasileiros receberam o saldo da restituição do Imposto de Renda em suas contas. Na terceira rodada, a Receita Federal liberou o dinheiro para os chamados grupos prioritários, mas também para aqueles que não possuem nenhum tipo de prioridade destacada.
Receberam o terceiro lote da restituição do Imposto de Renda:
- 16.536 contribuintes idosos acima de 80 anos;
- 95.047 contribuintes idosos entre 60 e 79 anos;
- 9.740 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
- 30.700 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- 3.879.049 contribuintes que receberam prioridade por terem utilizado a declaração pré-preenchida ou optado por receber a restituição via PIX;
- 1.600.964 não prioritários que entregaram a declaração até 23 de março de 2023.
Próximos pagamentos
Além da quarta rodada de pagamentos da restituição, a Receita Federal também já confirmou que haverá um quinto e último lote de repasses. Abaixo, você pode conferir o calendário completo de repasses para este ano de 2023.
- 1º lote: 31 de maio;
- 2º lote: 30 de junho;
- 3º lote: 31 de julho;
- 4º lote: 31 de agosto;
- 5º lote: 29 de setembro.