Nesta segunda-feira, 11 de maio, o Ministério da Economia autorizou o Ministério da Saúde a abrir um novo edital de seleção para o preenchimento de 4.117 vagas temporárias a fim de combater o novo coronavírus.
A expectativa é que os profissionais sejam contratados ainda neste mês de maio para atuação nas atividades de assistência e apoio à assistência à saúde. Os aprovados vão atuar nas seguintes unidades hospitalares do Rio de Janeiro:
- Hospital Federal do Andaraí (HFA);
- Hospital Federal de Bonsucesso (HFB);
- Hospital Federal da Lagoa (HFL);
- Hospital Federal dos Servidores do Estado (HFSE);
- Hospital Federal de Ipanema (HFI);
- Hospital Federal Cardoso Fontes (HFCF);
- Instituto Nacional de Cardiologia (INC);
- Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO); e
- Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA).
Veja agora: Concurso EBSERH: Bolsonaro vai abrir até 1.260 novas vagas
Segundo o documento autorizativo, os contratos vão ter validade de 6 (seis) meses, com possibilidade de prorrogação, a depender da necessidade de superação da situação da calamidade pública. No entanto, o texto destaca que o prazo total não deve exceder o tempo de dois anos.
A remuneração dos profissionais a serem contratados vai ser definida pelo Ministério da Saúde, pasta que vai ser responsável pela distribuição do quantitativo máximo de profissionais de acordo com as unidades de saúde.
Cargos
As oportunidades autorizadas no concurso são para os cargos de:
- Médico: 1.137 vagas
- Enfermagem: 996 vagas
- Técnico de Enfermagem: 865 vagas
- Atividades de gestão e manutenção hospitalar, apoio técnico e diagnóstico: 604 vagas
- Atividades de suporte em gestão e manutenção hospitalar, apoio técnico e diagnóstico: 515 vagas
Segundo o aval de autorização, os cargos de médico, enfermeiro e de atividades de gestão e manutenção hospitalar, apoio técnico e diagnóstico têm exigência de nível superior. Nos demais casos, é exigido nível médio ou médio/técnico.
Sobre o Ministério da Saúde
O Ministério da Saúde é o órgão do Poder Executivo Federal responsável pela organização e elaboração de planos e políticas públicas voltados para a promoção, a prevenção e a assistência à saúde dos brasileiros.
É função do Ministério dispor de condições para a proteção e recuperação da saúde da população, reduzindo as enfermidades, controlando as doenças endêmicas e parasitárias e melhorando a vigilância à saúde, dando, assim, mais qualidade de vida ao brasileiro.
Missão – “Promover a saúde da população mediante a integração e a construção de parcerias com os órgãos federais, as unidades da Federação, os municípios, a iniciativa privada e a sociedade, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e para o exercício da cidadania”