O que é governança de inovação? - Notícias Concursos

O que é governança de inovação?

Aprenda o que é e como promover em sua empresa

Mudanças nas empresas estão chegando e é preciso estar atualizado. Você sabe o que é governança de inovação? Como promover em sua empresa? Estas são as perguntas que pretendemos responder, hoje, com este artigo.

Aprenda o que é governança de inovação -- Reprodução Canva
Aprenda o que é governança de inovação — Reprodução Canva

O que é governança de inovação?

A governança de inovação envolve conceitos diretamente ligados às situações reais de uma empresa. Assim, representa a reorganização do empreendimento em função da inovação.

Desta forma, ao criar um modelo de governança da inovação, as empresas descreverão como a equipe que gerencia a empresa realiza as opções de alocar responsabilidades e recursos para que tudo aconteça.

Apesar de o termo ser relativamente novo, as empresas ditas como inovadoras fazem o gerenciamento da inovação de acordo com um modelo que envolve toda a filosofia da empresa, bem como o comprometimento da alta cúpula administrativa com a inovação.

Assim, o termo inovação acaba ficando enraizado em toda a empresa.

Como promover a governança da inovação na empresa?

Para que isso de fato ocorra no seu negócio, é preciso desenvolver algumas habilidades na equipe e, assim, estabelecer prioridades para inovar.

A inovação, para ser implementada de forma adequada em seu negócio, precisa antes de tudo ter claro, qual é o seu foco (onde inovar), intensidade (até onde inovar) e financiamento (quanto tenho para gastar).

Assim, apresentaremos na sequência algumas habilidades que precisam ser desenvolvidas na empresa para começar a governança da inovação:

  • Procure destreza com a inovação aberta, estabelecendo parcerias e cooperações;
  • Determine a cultura da experimentação para utilizar as tecnologias;
  • Habilite as destrezas de resolução de problemas utilizando para tanto, estratégias oriundas do design thinking e, também, da proposição de cenários hipotéticos que possibilitam a antecipação de riscos;
  • Adquira conhecimento moderno de mercado, das fontes de captação e de incentivo financeiro dentro e fora da empresa;
  • Favoreça a empatia com o cliente, facilitando os processos e aprendendo a trabalhar com cenários de incertezas e gestão de riscos. 

Assim, para promover a governança da inovação na empresa, é preciso ter algumas atitudes. Acompanhe.

Direcionar o processo de execução da inovação na empresa

Saiba que a governança de inovação envolve uma série de propostas de novidades para a empresa. Assim, é preciso ir em busca das melhores propostas e, dessa forma, determinar os projetos que serão realizados. Para tanto:

  • Envolva toda a sua equipe de trabalho para sugerir as inovações necessárias em cada setor da empresa;
  • Desenvolva as capacidades necessárias para que os donos das propostas de inovação consigam realizar as mesmas;
  • Faça o detalhamento das informações necessárias para desenvolver as inovações, incluindo a questão financeira;
  • Relacione as propostas de inovação com os resultados que a empresa se propõe a atingir, agregando valor;
  • Estabeleça fases de execução das inovações, e avalie com a sua equipe, a validade de continuar, ou a necessidade de mudar em cada fase de mudança;
  • No final, realize métricas para saber se a inovação apresentará os resultados esperados.

Concluindo

Seja qual for o objetivo da inovação na empresa, como reduzir custos, aumentar a lucratividade ou medir os resultados, é preciso que todos estejam envolvidos com o processo de inovação. Assim, o envolvimento gera comprometimento com a inovação.

As métricas de avaliação dos resultados da inovação são realizadas pela contabilidade e podem ser feitas através de indicadores como:

  • Valor total do portfólio;
  • Valorização anual do portfólio;
  • Reduções de custos vindas das inovações;
  • Percentual das vendas designado;
  • Retorno do investimento dos projetos;
  • Receitas geradas com licenciamento de tecnologia.

Mas, não esqueça: 

  • Faça com que todos os envolvidos no processo de inovação tenham conhecimento das estratégias estabelecidas;
  • Apresente seus resultados para os seus stakeholders;
  • Tenha certeza de que todos tenham todas as informações necessárias para que entendam as estratégias e colaborem com todo o processo inovativo da empresa.

Por fim, mas não menos importante, lembre-se que não existe governança de inovação sem ideias, construção de protótipos e experimentação. 

E, principalmente, que a inovação não significa somente criar produtos novos, você pode também implementar o conceito nos processos e nas ações da empresa.

Assim, não fique quebrando a cabeça para somente utilizar em criação de produtos novos, pois, se você inovar nos processos e, com isso, conseguir reduzir os custos de produção, já está colocando em prática a governança da inovação.

Se você tinha dúvidas sobre como funcionava, de fato, a governança de inovação, com certeza este post foi bastante útil e recheado de informações valiosas! Assim, se necessário, entre em contato com pessoas especializadas a fundo no assunto e se planeje para colocar tudo em prática e ter o melhor resultado em seu empreendimento!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?