No último dia 5 de dezembro, o Google começou a implementar uma novidade para seu sistema de pesquisa. Chamado de Helpful Content System, ou sistema de conteúdo útil, na tradução, a novidade traz como objetivo valorizar conteúdos úteis, confiáveis e focados em pessoas para sites de todas as línguas.
De acordo com o Google, o sistema de conteúdo útil da Pesquisa Google gera um indicador usado pelos sistemas de classificação automatizados para que as pessoas vejam conteúdo original e útil escrito por outras pessoas nos resultados da pesquisa.
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A ideia do novo algoritmo é recompensar melhor o conteúdo que oferece uma experiência mais satisfatória os visitantes, enquanto o conteúdo que não atende às expectativas do visitante não terá um bom desempenho.
Por isso, o sistema gera um novo indicador em todos os sites, que é considerado para classificação junto com outros. Dessa forma, os sistemas da Pesquisa Google identificam automaticamente um conteúdo que parece ter pouco ou nenhum valor agregado ou que não é muito útil para quem fez a pesquisa, eliminando ele dos primeiros resultados.
Qualquer conteúdo, e não apenas conteúdo irrelevante, que em estiver sites onde há uma quantidade relativamente alta de conteúdo pouco útil em geral tem menor probabilidade de ter um bom desempenho na Pesquisa, alerta o Google. Por isso, a remoção de conteúdo irrelevante pode ajudar a classificação de outro conteúdo.
Modelo automatizado
Esse processo do classificador é totalmente automatizado e usa um modelo de aprendizado de máquina, sendo que não é uma ação manual nem de spam. Na verdade, é apenas um dos muitos indicadores avaliados pelo Google para classificação de conteúdo. A empresa lembra que ele já funciona no mundo todo em todos os idiomas.
Segundo o Google, esse “robô” que vai determinar se um site tem muito conteúdo ou páginas que não ajudam os usuários. Se sim, é provável que essas páginas deixarão de performar bem entre os resultados de pesquisa, dando lugar para conteúdos mais relevantes e realmente úteis.
A empresa deixa claro que isso não será uma punição, como acontece quando uma página explora spam ou ocorrem outras ações que violem as diretrizes do Google. É apenas mais um dos fatores de ranqueamento do buscador.
Conforme anunciou o Google, sites que têm conteúdos com pouco valor ainda podem seguir com bons posicionamentos, desde que o Google identifique outros sinais de conteúdos úteis e relevantes para uma busca. No entanto, sites com muitos conteúdos sem valor possivelmente sentirão o impacto disso.
Efeito nos sites
Com o novo algoritmo, o Google diz que alguns conteúdos que priorizam as pessoas em sites classificados como sem utilidade podem ainda ter uma boa classificação, caso haja outros indicadores que identifiquem que esse conteúdo como útil e relevante para uma consulta. O indicador também é ponderado: sites com muito conteúdo irrelevante podem perceber um efeito mais forte.
Uma pergunta natural que algumas pessoas podem fazer é quanto tempo demora para que um site tenha um desempenho melhor depois de remover conteúdo irrelevante. O Google não é muito direto quanto a isso e diz que talvez os sites identificados por esse sistema encontrem o indicador aplicado por alguns meses.
Segundo o Google, seu classificador é executado continuamente, permitindo monitorar sites existentes e recém-lançados. Quando ele determinar que o conteúdo irrelevante não foi retornado no longo prazo, a classificação não vai ser mais aplicada.
A empresa de buscas também lembra que, periodicamente, refina a forma como o classificador detecta conteúdo irrelevante. Quando fazem isso de maneira notável, ela avisa através de uma “atualização de conteúdo útil” na página de atualizações de classificação da Pesquisa Google.
Depois que essa atualização for concluída e se o classificador refinado do Google ver que o conteúdo melhorou, a classificação como “irrelevante” do classificador anterior poderá ser removida.
Para saber mais sobre como criar conteúdo de sucesso com os sistemas de conteúdo útil, consulte a página de ajuda sobre como criar conteúdo útil e confiável que prioriza as pessoas, em vez de priorizar os mecanismos de pesquisa. Ela mostra algumas perguntas que você pode se fazer ao avaliar seu conteúdo.