Aprender a armazenar seus arquivos grátis na nuvem com o Google Drive é uma excelente forma de manter tudo organizado e, assim, garantir que determinados arquivos fiquem protegidos e bem guardados – além de acessíveis.
Se você quer entender melhor sobre como funciona o Google Drive, acompanhe este texto e tire as suas dúvidas!
Como armazenar seus arquivos grátis na nuvem do Google Drive
Para armazenar seus arquivos grátis na nuvem do Google Drive é super prático e simples. Após criar uma conta Google, você já terá direito a 15 GB de espaço para armazenar documentos e até mesmo e-mails. Veja o passo a passo:
- Primeiro, você precisa criar um gmail para poder acessar os produtos Google;
- Depois de criar o seu gmail, acesse o site do Google Drive ou baixe o app no seu celular ou computador;
- Faça o seu login;
- Em seguida, você pode navegar pelo Google Drive e criar pastinhas de acordo com o seu interesse de organização;
- Feito isso, deve clicar em “+ Novo” para fazer uploads de arquivos que você deseja armazenar em nuvem. Suba quantos arquivos quiser, desde que respeite o máximo de 15 GB para a conta gratuita e pronto!
Depois de subir um arquivo, você pode clicar sobre os três pontinhos no cantinho do arquivo e depois em “compartilhar”, caso queira enviar para o e-mail de alguém.
Ao enviar para o e-mail de outra pessoa, ela terá acesso ao arquivo e poderá editá-lo, caso você tenha posto essa permissão a ela.
Além disso, você também poderá acessar esses documentos sempre que fizer login na sua conta Google. Você poderá acessar via computador, navegador do celular, app, etc. Esse é um dos benefícios do Google Drive, a versatilidade para acessar os seus documentos de qualquer lugar com acesso à internet.
O que é possível armazenar no Google Drive?
Praticamente, você pode armazenar todo tipo de arquivo digital no Google Drive, com a ressalva de que talvez ele não consiga abrir todos para leitura. Ainda assim, poderá deixar “guardado” ali para baixar em outro dispositivo quando necessário. Dentre os tipos de documentos, podemos citar:
- PDF e livros;
- Docs;
- Planilhas;
- Vídeos;
- Áudios;
- Fotos;
- Dentre outros.
E o mais legal disso tudo é que todos esses documentos podem ter um link de compartilhamento gerado, o que facilita na hora de compartilhar determinado material com alguém, sem que a pessoa precise baixar no computador ou celular dela.
Benefícios do Google Drive
- Pode ser acessado de qualquer lugar;
- Há a opção de comprar mais espaço;
- Atualiza os documentos em tempo real;
- Mais de uma pessoa pode acessar e interagir no mesmo documento ao mesmo tempo;
- É possível ter acesso ao histórico de edições, caso edite algo acidentalmente;
- É possível criar pastas e subpastas, organizando todos os seus documentos;
- Até 15 GB de arquivos o armazenamento é gratuito;
- Pode estar vinculado ao seu e-mail e demais produtos Google;
- Não tem risco de incompatibilidade de ferramenta entre um usuário e outro;
- Pode ser acessado por meio do app ou diretamente pelo navegador web.
Viu só como o armazenamento em nuvem pode ser bem interessante? Aposte nessa possibilidade para organizar os seus arquivos com segurança e praticidade.