O e-commerce é uma facilidade da era digital que melhora a rotina de clientes e empresários, no entanto, é importante que todos se atentem a segurança das informações, considerando a elevação do volume de golpes e fraudes na internet.
Golpes mais comuns aplicados no e-commerce
O CERT.br é o Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil. Conforme informações oficiais, desde 1997, o grupo é responsável por tratar incidentes de segurança envolvendo redes conectadas à internet no Brasil.
Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil
O Centro também desenvolve atividades de análise de tendências, treinamento e conscientização, com o objetivo de aumentar os níveis de segurança e de capacidade de tratamento de incidentes no Brasil.
Exploração da relação de confiança existente entre as partes envolvidas na transação comercial
Conforme definição do CERT, os golpes envolvendo comércio eletrônico são aqueles que procuram explorar a relação de confiança existente entre as partes envolvidas na transação comercial. Alguns exemplos de golpes deste tipo são:
Golpe do site falso (phishing)
Um golpista pode criar um site falso, similar ao site original, e induzir os clientes a fornecerem dados pessoais e financeiros, achando que estão no site verdadeiro. Neste caso, desconfie de ausência de telefones para contato e de valores muito abaixo do preço de mercado.
Golpe do site de comércio eletrônico fraudulento
Segundo informa o CERT, um golpista pode criar um site fraudulento, com o objetivo de enganar os clientes que, após efetuarem os pagamentos, não recebem as mercadorias. Também pode anunciar promoções em sites de compras coletivas e, assim, conseguir grande quantidade de vítimas em um curto intervalo de tempo. Esse golpe ocorre muito em plataformas de marketplace e no e-commerce que possui empresas de intermediação de pagamentos.
Golpe do site de leilão e venda de produtos
Conforme informa o CERT, um golpista pode usar um site deste tipo para vender produtos que nunca serão entregues. Também pode usar os dados pessoais e financeiros envolvidos na transação para outros fins.
Riscos para o cliente a pontos de atenção para as empresas
Alguns dos riscos que você pode enfrentar ao comprar pela internet são:
Não receber o produto.
Receber o produto, porém:
- com atraso;
- totalmente ou parcialmente danificado;
- com características ou especificações diferentes do esperado;
- de origem ilícita ou criminosa, como contrabando ou roubo de carga Enfrentar dificuldades de contato com o site/loja, a fim de resolver problemas;
- Ficar insatisfeito com a compra;
- Ter os dados pessoais e financeiros indevidamente obtidos.
Sendo assim, é cabível que as empresas e os clientes tenham atenção para evitar golpes, de modo que o fluxo de compra e venda ocorra de forma segura dentro do comércio eletrônico.