É sabido que a maioria de nós utiliza a internet, redes sociais e serviços de telecomunicações diariamente. Mas você já parou para pensar no quão vulnerável você pode estar a golpes e fraudes? Recentemente, o professor e youtuber Marcel Albuquerque foi vítima de um golpe de portabilidade, perdendo o acesso à sua linha telefônica e a todas as suas redes sociais.
Tudo começou com uma falha no acesso à internet, seguida pela interrupção de sua linha telefônica e uma mensagem sobre uma suposta mudança em seu plano de telefone. Pouco tempo depois, Marcel perdeu o acesso ao Instagram e ao WhatsApp.
Uso indevido das contas
A pessoa que assumiu as contas de Marcel fez postagens promovendo propostas de investimento como se fosse o próprio Marcel. Eles utilizaram imagens dele, extraídas de suas próprias histórias, e inseriram um texto com opções de investimentos. Também usaram um vídeo em um contexto diferente que fazia parecer que a vítima estava recomendando aquele investimento.
Após conversar com especialistas, Marcel entendeu que alguém usou seus dados, como nome, CPF e número de telefone, para solicitar indevidamente a portabilidade numérica para outra operadora e assim se apropriar de sua linha telefônica.
A saber, a vítima faz parte da equipe do youtuber Felipe Neto. Após o golpe sofrido por seu amigo, Felipe Neto, que tem mais de 45 milhões de inscritos, usou suas redes para relatar o ocorrido e cobrar soluções de autoridades e operadoras para esse tipo de problema.
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) respondeu ao influenciador e afirmou que trabalha para ajustar o procedimento de portabilidade e evitar fraudes. “A luta contra fraudes no ambiente digital é diária e novas medidas podem ser necessárias“, destacou a agência reguladora.
Marcel conseguiu recuperar sua linha e parte de suas redes. No entanto, ele ainda não recuperou o WhatsApp e teme que seus contatos também possam ter sido enganados. “Eu fico imaginando como uma pessoa que não tem engajamento, que não é uma figura pública, recupera o número dela e as redes“, diz Marcel.
Como se proteger do golpe
Depois de sofrer o golpe, Marcel diz que mudou os procedimentos de segurança nas redes sociais. Em vez de usar a autenticação de dois fatores por meio do SMS, ele optou por um aplicativo de autenticação.
Segundo a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste), é importante que os consumidores desconfiem de ligações, mensagens ou e-mails não solicitados que ofereçam promoções, descontos ou vantagens relacionadas à sua linha telefônica, especialmente se não fizeram nenhuma solicitação à operadora.
Caso um consumidor seja vítima de fraude, a Anatel também recomenda que providencie a abertura de boletim de ocorrência junto à Polícia Civil. Segundo a agência, todos os registros de alterações cadastrais na prestadora ficam armazenados e podem ser fornecidos às autoridades de segurança para provas do delito e busca pela identificação dos criminosos.