Golpe do namoro online. Muita gente já deve ter ouvido falar pelo menos uma vez na vida, mas cair neste tipo de golpe pode ser um risco e causar prejuízo financeiro e emocional. Veja como este tipo de golpe é aplicado e como se proteger.
Veja também – Auxílio emergencial: PF aponta fraudes de R$ 10 milhões
O golpe do falso namoro online geralmente começa a ser aplicado pelas redes sociais. O golpista entra em contato com a vítima e começa um conversa inocente, até que se crie um laço afetivo e inicie um namoro.
Depois do suposto namoro ter iniciado, o estelionatário começa a pedir dinheiro para causas diversas, que podem, inclusive, estarem relacionadas a saúde, principalmente.
Uma coisa comum entre os casos é que a suposta namorada ou namorado nunca aparece em vídeo ou nunca pode ir ao seu encontro. Já as ligações podem ser frequentes e acontecerem todos os dias, o que causa uma falsa sensação de confiança.
Acontece que a pessoa do outro lado da linha pode ser mais velha ou mais nova e nem ser mesmo do sexo que diz ser. Tudo é um golpe montado para arrancar dinheiro das pessoas que de fato acreditam que possuem um relacionamento a distância.
Recentemente, o jogador de vôlei italiano Roberto Cazzaniga, de 42 anos, descobriu que era vítima do golpe do namoro online. Ele acreditou por 15 anos namorar a modelo brasileira Alessandra Ambrósio, na qual nunca chegou a ver. Na realidade, tudo não passava do esquema de uma quadrilha, na qual ele chegou a repassar e perder 700 mil euros.
“Não, nós nunca nos conhecemos. Ela deu mil desculpas, como doença e trabalho. E ainda assim me apaixonei por aquela voz, uma chamada após a outra. Os contatos eram apenas pelo celular, quase que diariamente”, disse o jogador, de acordo com o “Corriere della Sera”.
Para se proteger do golpe do namoro online é importante ficar atento e desconfiar de possíveis comportamentos de fraudadores. Afinal, você realmente namora alguém e a pessoa realmente é quem diz ser?
Se questionar isso é fundamental, apesar de se sentir mal de certa forma, questionar se a pessoa de fato existe é a melhor maneira de perceber se a relação de fato é real.
Outras dicas são:
Outro tipo que vem sendo aplicado é o golpe do auxílio cesta básica e da venda de produtos pelas redes sociais.