Um golpe que vem se popularizando é o da venda de produtos pelas redes sociais. O crime pode pegar os mais protegidos, que desavisados podem ter o perfil hackeado ou então comprar produtos diretamente como os criminosos. A engenharia social e convencimento
Leia também: Bolsonaro se refere a Petrobras como “monstrengo”
Entenda mais como funciona e se proteger abaixo:
Este tipo de golpe pode parecer inofensivo, com o envio de um link, os criminosos entram em contato. As informações podem ser das mais variadas, mas a ideia é hackear sua conta e trocar a sua senha.
Depois de hackeada a sua conta, os criminosos passam a anunciar produtos pelos stories e também pedir dinheiro para os seus contatos.
A prática é conseguir o envio de dinheiro, principalmente por Pix, e deixar as pessoas sem os produtos. As justificativas para vendas de produtos podem variar, como venda de produto de um amigo ou mudança, por exemplo.
Também não é raro que a ideia venha mascarada de uma suposta ajuda para comprar remédio ou tratamento de alguma doença e causas parecidas. Os criminosos por vezes querem chegar ao emocional da vítima e usar essa armadilha para convencimento.
Para se proteger deste tipo de golpe é importante ficar atento, de forma que você não tenha o perfil roubado e nem transfira o dinheiro.
Algumas dicas são: