Golpe da clonagem do cartão de crédito; saiba como os criminosos atuam

Você sabe qual é um dos golpes mais comuns e antigos, mas que ainda é aplicado na clonagem de cartão de crédito?  Pode até parecer que você está imune a cair nesta armadilha, mas os criminosos podem ser muitos convincentes e te fazerem acreditar.

A clonagem de cartão de crédito pode te trazer prejuízos altos, por isso é importante que você conheça este golpe e saiba como se proteger. Nós te contaremos como os criminosos atuam e como começar a se proteger deste golpe hoje mesmo. Veja mais detalhes abaixo.

Golpe da clonagem de cartão de crédito: como funciona?

Apesar de existirem outros tipos de golpes, neste artigo o foco será a clonagem do cartão de crédito por meio de motoboy. Entenda toda arquitetura deste tipo de crime e compartilhe com mais pessoas para que elas também se protejam.

Este tipo de golpe, o criminoso pode te ligar se passando por um funcionário do banco. Nesta ligação, o criminoso te alerta da clonagem do seu cartão de crédito, porém a indicação é falsa.

Depois de te alertar da clonagem do cartão de crédito, o criminoso desliga a ligação e pode pedir para você ligar diretamente na central que fica no verso do cartão.

Quando você realiza a ligação para central, na verdade está falando com outro criminoso, já que a sua linha foi interceptada. O golpista tentará te convencer que você deve entregar o seu cartão para o motoboy que irá no seu endereço e o banco tomará todas as providencias para te proteger.

Se você entregar o cartão para o motoboy da quadrilha, aí sim o seu cartão será clonado e o prejuízo poderá pesar no bolso.

Como se proteger deste tipo de golpe?

A primeira recomendação é que você JAMAIS entregue o seu cartão de crédito via motoboy ou envie por qualquer endereço por correio, nenhum banco te pedirá isso. Essa é uma prática de golpistas, por isso você deve ignorar esta solicitação.

Não passe qualquer dado do seu cartão de crédito por telefone, principalmente os três números que ficam no verso. Informações de dados pessoais, como número de documentos também devem ser evitados.

Não acredite somente na fala correta de quem te liga, os criminosos são especializados nisso, e muitas vezes há diversos perfis na quadrilha que se parecem muito com o atendimento de um banco.

Estão de ligando e dizendo que o cartão foi clonado? Desconfie e ligue de outro telefone, de preferência outro celular, para o banco e procure por informações oficiais. Na dúvida, vá até uma agência e busque atendimento presencial.

Veja também: Golpe no Mercado Livre; veja como se proteger

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.