Um novo golpe atinge clientes Nubank em todo o país e tem deixado brasileiros assustados diante dessa situação. Basicamente, o golpe consiste em um falso atendimento, que leva a vítima a fazer transferências de valores diversos para a conta do criminoso, causando prejuízos financeiros.
Para entender melhor como esse tipo de golpe vem acontecendo, e o que fazer para se proteger, acompanhe este texto e tire as suas dúvidas.
GOLPE atinge clientes NUBANK: Entenda como acontece e como se proteger!
O novo golpe do falso atendimento, na realidade, não é algo tão novo assim. Muitos brasileiros relatam que já passaram por golpes parecidos, inclusive com relação a outras instituições financeiras, além do Nubank. Entenda como funciona o golpe para que seja possível se proteger mais efetivamente:
- Em um primeiro momento, o golpista entra em contato com a vítima dizendo que a conta do Nubank foi bloqueada por “motivo de segurança”.
- Em seguida, solicita que a vítima faça um teste fazendo um pix para determinada conta. Nesse momento, o criminoso diz que o valor será estornado logo em seguida e que se trata apenas de um teste de segurança.
- O golpista pode, inclusive, solicitar o valor que a vítima fará o dito “teste”. Isto é, ele pode alegar que apenas valores mais elevados é que farão com que o teste funcione, por exemplo.
- Logo após a vítima fazer o “teste do pix”, a ligação cai e ela se dá conta de que foi vítima de um golpe e, na realidade, não havia problema algum com sua conta.
No caso de ligações que ocorrem via telefone fixo, os criminosos podem, ainda, permanecer na linha por até 5 minutos após a vítima desligar o telefone.
Isto é, mesmo quando a vítima se sente desconfiada, desliga o telefone e busca ligar para a central de atendimento do Nubank imediatamente, a sua linha telefônica está congestionada, fazendo com que a sua ligação volte a se conectar com o criminoso, que novamente finge ser do atendimento Nubank e mente para a vítima.
Por isso, se você receber qualquer ligação semelhante, desligue o telefone e aguarde, pelo menos, 20 minutos, antes de ligar para a central.
Veja como você pode se proteger
Além de aguardar os minutos que mencionamos, antes de ligar para a central de atendimento oficial, veja algumas recomendações que precisam ser levadas em conta para se proteger:
- Jamais passe a sua senha ou dados pessoais sensíveis via telefone. Nenhum banco solicita senha dessa maneira;
- Desconfie de ligações que demonstram uma certa urgência. Por exemplo, se a pessoa do outro lado está pressionando você para fazer algo, desconfie;
- Jamais transfira dinheiro sem ter a certeza de que a conta de destino é de alguém confiável, e isso vale para diversas situações do dia a dia;
- Sempre procure os canais oficiais de atendimento para tirar dúvidas sobre a sua conta Nubank, jamais redes sociais de estranhos ou chamadas via telefone de um contato que nunca falou com você;
- Nunca instale um aplicativo no seu celular por conta do pedido de um atendente. Eles não podem solicitar isso a você.
Essas são algumas dicas que visam ajudá-lo a evitar as consequências do golpe que atinge clientes Nubank e de outras instituições.