Economia

Gil do Vigor estreia propaganda sobre Open Banking; saiba o que é

O Gilberto José Nogueira Junior, ou como é conhecido, o Gil do Vigor do BBB, estreitou seu primeiro comercial na TV. Doutorando em Economia, o brother foi contratado pelo Santander. Mas afinal o que é o Open Banking dito da propaganda por Gilberto Nogueira?

Seja pela simpatia ou jeito autêntico, muitos foram atrás da propaganda e deram um estouro de comentários e visualizações.

Ao todo, até aproximadamente 14h desta segunda feira (24), já eram 220 mil visualizações e 10,6 mil comentários. O número de comentários superou a maioria, se não todos, dos posts do Instagram do banco.

“Vocês sabiam que o sistema bancário vai mudar? Por isso eu estou aqui para falar do Open Banking”, disse no comercial o “Rei da Cachorrada”, como também ficou conhecido.

“É fácil, é transparente, é liberdade para você deixar seu dinheiro com quem te oferecer as melhores condições”, continua afirmando que a mudança só deve acontecer em julho.

Como é de costume, Gil do Vigor finalizou sua explicação com a famosa dancinha do “tchaki tchaki “.

O que é Open Banking dito por Gil do Vigor?

Em tradução livre, Open Banking significa “banco aberto” ou “sistema bancário aberto”. Em outras palavras, significa que os seus dados não serão somente posse de um único banco.

Ou seja, seus dados e histórico bancário poderá ser compartilhado entre os bancos. Para isso, será necessária a autorização pelo responsável da conta.

Essa funcionalidade promete entregar serviços financeiros personalizados, independente se você tiver conta no banco que deseja a contratação de algum serviço financeiro.

Isso seria possível porque o banco A, receberia informações do banco B, a qual a pessoa tem conta e poderia entregar um serviço de acordo com o perfil do cliente.

O sistema já funciona em outro lugar do mundo?

Sistemas similares já funcionam no Reino Unido desde 2008. A Austrália e outros países, como o EUA, também estudam aderir à medida.

Neste caso, cada país deve definir sua legislação e estruturas para que isso aconteça. Levando em consideração que cada país possui seu mercado financeiro diferenciado entre si.

Todos os bancos participarão do Open Banking, dito por Gil do Vigor?

Não. Os bancos tradicionais como Santander, Banco do Brasil, Caixa, Itaú, Bradesco serão obrigados a aderir ao Open Banking. Já outras instituições financeiras têm liberdade de escolha, como o Nubank, que é uma fintechs.

Quem irá monitorar todo este sistema?

O Open Banking será monitorado pelo Banco Central. Entre as atribuições do banco público será verificar se a legislação está sendo cumprida e punir participantes que a descumpram.

Por fim, vale destacar que todo e qualquer dado só será fornecido com a autorização do cliente.