Não importa o tamanho do empreendimento, ter uma boa gestão financeira é essencial para manter seu negócio saudável.
Sabemos que o setor financeiro é um dos mais importantes da empresa, portanto, é necessário que você acompanhe de perto o Capital de Giro de sua empresa.
Esse capital é importante para que sua empresa continue funcionando.
Ele corresponde principalmente ao pagamento de impostos, fornecedores, salário dos colaboradores, estoque etc.
O controle é tudo, principalmente os controles financeiros.
Dicas de como administrar seu financeiro
Mantenha seus documentos organizados e arquivados para que fique fácil de encontra-los caso necessite para algo.
Para te ajudar em todos esses processos, você pode automatiza-los, pois além de te ajudar nas atividades repetitivas, deixa o funcionário responsável pela gestão financeira disponível para outras atividades.
Para ajudar nessa automatização, e organizar ainda mais sua vida financeira, contrate um software. Hoje em dia existem inúmeras empresas que prestam esse serviço, além de te ajudar a reduzir até mesmo o risco de cálculos errados.
Um fato muito curioso também é que muitas empresas acabam falindo por não separar a vida financeira pessoal da empresarial, quase metade dos empreendedores não separam as finanças, e uma pequena parte separa a conta bancária.
Sem contar nos empreendedores que não acompanham os resultados da empresa, e mais da metade não tem um planejamento.
Agora vamos dar algumas dicas importantes de gestão financeira para pequenos empreendedores:
- Não use cartão de crédito para pagar dívidas, ao menos que essa despesa já esteja inclusa em seus gastos no final do mês.
- Guarde dinheiro, toda empresa precisa de uma reserva financeira, para se resguardar de possíveis crises ou situações inesperadas.
- Acompanhe todo o trabalho do seu contador.
- Implante um programa de crédito e cobrança
- Tenha um bom relacionamento com seus fornecedores e saiba negociar com eles.
- Não use o capital de giro para cobrir despesa e deixe de repor depois no caixa.
- Faça empréstimo somente se sua empresa tiver a capacidade e o planejamento de poder quitá-lo.
- Tenha muita disciplina.
Gestão financeira em uma crise
Muitas empresas como podemos ver hoje em dia, não estão sobrevivendo a essa crise.
Isso acontece devido a falta de planejamento, disciplina e organização.
Mas algumas dicas do que se fazer nesses casos é:
- Negociar prazos com os fornecedores;
- Se estiver usando linha de crédito cara, tente renegociá-la com juros e prazos mais adequados;
- Reduzir custos e despesas, mas sem comprometer o padrão mínimo de operação condizente com a empresa.
Em um momento de crise é essencial que mantenha um controle bem apurado dos recursos que entram e saem da empresa. Faça um fluxo diário ou semanal.
Se necessário, procure a ajuda de um especialista. Existem consultorias especializadas nesse serviço.
Dúvidas, sugestão? Deixe seu comentário.