Gestão Financeira para empreendedores - Notícias Concursos

Gestão Financeira para empreendedores

A importância do planejamento financeiro.

Não importa o tamanho do empreendimento, ter uma boa gestão financeira é essencial para manter seu negócio saudável.

Sabemos que o setor financeiro é um dos mais importantes da empresa, portanto, é necessário que você acompanhe de perto o Capital de Giro de sua empresa.

Esse capital é importante para que sua empresa continue funcionando.

Ele corresponde principalmente ao pagamento de impostos, fornecedores, salário dos colaboradores, estoque etc.

O controle é tudo, principalmente os controles financeiros.

Dicas de como administrar seu financeiro

Mantenha seus documentos organizados e arquivados para que fique fácil de encontra-los caso necessite para algo.

Para te ajudar em todos esses processos, você pode automatiza-los, pois além de te ajudar nas atividades repetitivas, deixa o funcionário responsável pela gestão financeira disponível para outras atividades.

Para ajudar nessa automatização, e organizar ainda mais sua vida financeira, contrate um software. Hoje em dia existem inúmeras empresas que prestam esse serviço, além de te ajudar a reduzir até mesmo o risco de cálculos errados.

Um fato muito curioso também é que muitas empresas acabam falindo por não separar a vida financeira pessoal da empresarial, quase metade dos empreendedores não separam as finanças, e uma pequena parte separa a conta bancária.

Sem contar nos empreendedores que não acompanham os resultados da empresa, e mais da metade não tem um planejamento.

Agora vamos dar algumas dicas importantes de gestão financeira para pequenos empreendedores:

  • Não use cartão de crédito para pagar dívidas, ao menos que essa despesa já esteja inclusa em seus gastos no final do mês.
  • Guarde dinheiro, toda empresa precisa de uma reserva financeira, para se resguardar de possíveis crises ou situações inesperadas.
  • Acompanhe todo o trabalho do seu contador.
  • Implante um programa de crédito e cobrança
  • Tenha um bom relacionamento com seus fornecedores e saiba negociar com eles.
  • Não use o capital de giro para cobrir despesa e deixe de repor depois no caixa.
  • Faça empréstimo somente se sua empresa tiver a capacidade e o planejamento de poder quitá-lo.
  • Tenha muita disciplina.

Gestão financeira em uma crise

Muitas empresas como podemos ver hoje em dia, não estão sobrevivendo a essa crise.

Isso acontece devido a falta de planejamento, disciplina e organização.

Mas algumas dicas do que se fazer nesses casos é:

  • Negociar prazos com os fornecedores;
  • Se estiver usando linha de crédito cara, tente renegociá-la com juros e prazos mais adequados;
  • Reduzir custos e despesas, mas sem comprometer o padrão mínimo de operação condizente com a empresa.

Em um momento de crise é essencial que mantenha um controle bem apurado dos recursos que entram e saem da empresa. Faça um fluxo diário ou semanal.

Se necessário, procure a ajuda de um especialista. Existem consultorias especializadas nesse serviço.

Dúvidas, sugestão? Deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?