Gestão Empresarial e Administração – Há diferenças? – Parte 1
Acabe com as dúvidas sobre os conceitos dos termos Gestão Empresarial e Administração, nesta série onde falaremos sobre cada um deles, assim como seus pontos de diferenças.
Dividimos a série “Gestão Empresarial e Administração” em 6 partes. Essa série tem o objetivo de esclarecer as principais diferenças entre as áreas, uma vez que são difundidas como iguais, porém cada uma possui suas particularidades.
Nesta primeira parte falaremos sobre o conceito de Administração.
Empreendedor é importante saber
Sempre falamos sobre estratégias para o empreendedorismo, e a importância de administrar o seu negócio. Mas você sabe a diferença dos conceitos entre a administração e gestão empresarial?
Apesar dos termos serem usualmente falados no mundo corporativo, eles representam distintos conceitos.
Vamos falar sobre as particularidades de cada um, para acabar com a confusão entre eles de todas as formas.
Administração
Administrar envolve planejar, organizar, coordenar e controlar os recursos tangíveis e intangíveis, ou seja, recursos físicos e virtuais que estão disponíveis na empresa.
Seria uma organização de tempo, dinheiro, pessoas, insumos e a tecnologia da empresa, com a finalidade desenvolver a estratégia de negócios.
O que é Administração de empresas?
Segundo a Teoria Clássica da Administração, Fayol determinou que o administrador possui a responsabilidade direta por conduzir a empresa, tendo a objetividade de alcançar as metas da empresa.
Como tudo o que precisa ser atualizado, foi incorporado ao conceito de Administração que as atividades que fazem parte do processo também estão vinculadas ao administrador.
Essas atividades são aquelas que visam a construção de projetos, controles e melhorias de processos e sistemas.
O administrador organiza as partes do negócio de forma a ter uma visão do resultado final, atuando com cenários previsíveis.
Nas próximas postagens explanaremos mais este assunto.