Dividimos a série “Gestão Empresarial e Administração” em 6 partes. Essa série tem o objetivo de esclarecer as principais diferenças entre as áreas, uma vez que são difundidas como iguais, porém cada uma possui suas particularidades.
Nesta segunda parte falaremos sobre as funções da Administração.
Administrador possui funções principais
As funções de um administrador sofrem alterações de acordo com o nível que ele administra na organização:
- Estratégico
- Tático ou
- Operacional
Nível estratégico
- Refere-se a alta administração (Diretores e sócios)
- Foco: Visão da empresa
- Objetivos gerais
- Trabalha com longo prazo
Tático
- Refere-se a visão por divisões da empresa (unidades ou departamento)
- Trabalha com médio prazo
- Define ações
- Geralmente são atividades dos Gerentes
Operacional
- Refere-se atuação com as tarefas da rotina;
- O foco é no curto prazo;
- Os objetivos são bem específicos;
- Geralmente são atividades dos Supervisores
Planejamento
Para realizar um planejamento é necessário:
- Projetar cenários;
- Definir objetivos;
- Elaborar estratégias;
- Estipular as metas;
- Determinar quais serão as ações tomadas.
O administrador domina a técnica para que seja elaborado o plano, ainda que conte com apoio técnico de demais profissionais, como: contadores, advogados, economistas, analistas, dentre outros.
Desenhando processos
Desenhar os processos é uma forma de estruturar internamente os processos internos, e também é cabível ao administrador.
As estruturas administrativas dos processos internos precisam ser desenhadas, e trata-se de todos os processos da empresa:
- Compra;
- Venda;
- Produção;
- Entregas, dentre outros.
A administração definirá:
- Etapas;
- Funções,
- Tarefas;
Prazos etc.
Na próxima parte desta série falaremos sobre controle e direção.