Gestão de Projetos – Parte 2
Você sabia que três indicadores podem informar todo o andamento do seu projeto? Afinal, projetos e processos, não estamos falando da mesma coisa? Confira essas dicas e respostas para ter sucesso nos projetos de seu empreendimento!
Essa série “Gestão de Projetos” foi dividida em dois artigos. Nessa segunda e última parte, entenderá mais sobre os benefícios intangíveis desse gerenciamento.
Há três indicadores importantes quando falamos de sucesso de um projeto:
Prazos – Está tudo conforme o planejado? As entregas previstas serão cumpridas?
Custos – Está tudo dentro do orçamento? Se houve variação de custos, o motivo justifica?
Tarefas – Estão sendo feitas dentro do cronograma? Todos estão apresentando resultados?
Acompanhe esses índices para direcionar a equipe e ter sucesso na sua implantação.
Há diferenças entre Projetos e Processos?
Sim, há diferenças, embora pareça o mesmo gerenciamento, a atenção que eles requerem não é a mesma.
Um projeto é tudo o que será feito, isso inclui o planejamento completo. Já o processo é a sequência de cada etapa. Tanto que, se for possível rever o escopo do projeto, quanto mais etapas dos processos forem eliminadas, melhor para todos. Claro, desde que não faça diferença no resultado final.
A sua empresa tem benefícios com essa gestão:
- Fluxo de tarefas simplificado;
- Controles implementados (que podem continuar após o projeto);
- Monitoramentos de forma geral;
- Padronização de indicadores.
E esses benefícios podem ser levados para dentro de qualquer planejamento, e qualquer área, para que tenha sucesso em suas implantações e melhorias.
Uma gestão de projetos bem-sucedida vai além do projeto
É preciso ter um a equipe capacitada, e temos algumas sugestões:
Reforce as habilidades de cada um – peça ajuda a um profissional de Recursos Humanos para analisar e reforçar as habilidades de cada pessoa de sua equipe, no mínimo precisará de pessoas com liderança, boa comunicação e objetividade. Mas muitas pessoas agregam diferenciais interessantes dentro de um projeto.
Invista em curso de gestão de projetos – incentive sua equipe a conhecer as técnicas para as melhorias de sua empresa e otimização do trabalho. Além disso, você desenvolve seu funcionário e melhora o fluxo de trabalho para todos.
Não ignore etapas de processos – nem despreze a monitoria constante de um projeto, respeitando essas fases e particularidades que possam surgir, terá sucesso nessa implementação ou implantação, seja você um empreendedor que possui um projeto, ou um profissional que atua na área de projetos.
Realizar a gestão de projetos de sua empresa é um dos caminhos para seu sucesso!