Muitos fatores devem ser considerados para que uma empresa possa realizar uma devida gestão de pessoas. Sendo assim, um fluxo deve ser elaborado pela área de recursos humanos para direcionar o capital humano, de modo que a empresa possa reter seus talentos e alcançar os seus objetivos.
O setor de recursos humanos de uma empresa não é padronizado, tal como todas as demais áreas, é necessário que a empresa direcione a sua subdivisão de acordo com a sua necessidade, considerando o seu porte e segmento de atuação. Assim sendo, considerando todos esses fatores, a empresa pode realizar uma gestão de pessoas de maneira direcionada ou de maneira implícita, diluída em todos os seus processos.
No entanto, é necessário que a empresa direcione o seu capital humano, considerando que reter seus talentos é um fator importante para que a empresa possa amparar o seu próprio crescimento. Por isso, a gestão de pessoas deve ser considerada mesmo em uma empresa de pequeno porte, ou ainda, principalmente para uma empresa que objetiva crescer no mercado.
Por ser algo completamente intangível e adaptável, uma empresa pode realizar uma gestão de pessoas por diversas vertentes. É possível criar benefícios e melhorar os existentes, como implementar folga de aniversário, criar campanhas motivacionais, viabilizar a atuação Home Office, apoiar financeiramente os estudos dos funcionários, dentre outros tipos de benefícios que possam ser pertinentes para a empresa e para funcionário.
Além disso, é possível que a empresa considere realizar um planejamento de carreira para valorizar o seu capital interno, conforme o crescimento da marca. Dessa forma, é possível realizar um processo de recrutamento e seleção interno periodicamente para que se possa extrair talentos dentro da própria organização, gerando um fluxo positivo dentro dos setores.
Entretanto, é muito importante que haja transparência como um valor durante os processos internos. Já que é uma empresa que realiza uma gestão de pessoas de maneira não transparente para todos os funcionários, pode criar um efeito negativo.
Pois é necessário que o recrutamento e seleção interno seja algo acessível a todos os funcionários, de modo que os critérios para a exclusão do processo sejam extremamente claros.
Visto que, quando uma empresa cria um processo interno que não é claro, pode criar um clima organizacional desagradável, deixando a equipe desmotivada. Sendo assim, é necessário criar um plano de ação e adotar uma política interna para direcionar o recrutamento interno por meio de uma cultura ativa e flexível.