Empreendedorismo

Gestão de pessoas: considerações para a empresa de pequeno porte

A gestão de pessoas pode ser feita de forma resolutiva numa empresa de pequeno porte, considerando a objetividade da gestão e o orçamento para essa finalidade.

Gestão de pessoas: considerações para a empresa de pequeno porte

A gestão de pessoas pode facilitar a rotina de uma empresa em diversos aspectos, visto que pessoas motivadas tendem a trabalhar com mais empenho e sugerem mais ideias. Não há um padrão para gerir pessoas, por isso, é possível adaptar essa ideia de acordo com sua cultura e condições atuais. Sendo assim, é relevante que a gestão de pessoas considere os benefícios, o modelo de liderança, o planejamento de carreira, dentre outros aspectos.

Cultura

A cultura empresarial deve estar implícita na gestão de pessoas em diversas situações. Visto que uma empresa que possui um modelo de liderança participativa, deve disseminar essa cultura internamente. Dessa forma, não haverá uma divisão de equipes, o que pode ser extremamente contraproducente para uma organização.

Pois, quando a empresa possui diversos modelos de líderes, cada líder coordena uma equipe de uma forma e a cultura da empresa é perdida por conflitos que ocorrem de maneira rotineira. 

Portanto, para evitar esse modelo da situação, a gestão da empresa deve ter clareza sobre qual é a sua cultura e qual é o tipo de liderança que deseja, de acordo com o seu critério e com a sua política interna.

Recrutamento interno

Além disso, é importante analisar a possibilidade de realizar um recrutamento interno quando ocorrer algum tipo de promoção. Dessa forma, o capital humano é valorizado; o que torna o ambiente mais agradável e motivacional.

Benefícios

Implementar benefícios também faz parte da gestão de pessoas. Sendo assim, em uma empresa que não possui um orçamento amplo para essa finalidade, é possível criar parcerias com diversas empresas, como academias, cursos etc.

Ações que premiam os funcionários também são de grande valia para todas equipes, sendo assim, é possível dar folga para funcionários ou brindes de acordo com a possibilidade da organização, bem como com o seu segmento, entre outros benefícios que podem ser implementados sem que haja custo elevado para a empresa.

Retenção de talentos

Por exemplo, é possível dar folga no dia de aniversário do funcionário, flexibilizar horários, premiar com bônus etc. O mais importante é que não abdique de realizar a gestão de pessoas, independentemente do seu porte, já que esse ponto é primordial para um bom clima organizacional e para o crescimento da empresa, através da retenção de talentos.