Gestão de Home Office – Como fazer?
Home Office – Como fazer essa gestão?
O home office é a modalidade de trabalho remoto, visto que muitas empresas aderiram a essa modalidade surgiram dúvidas quanto a essa implementação.
Muitas empresas aderiram compulsoriamente a essa modalidade, sendo que não tiveram tempo de estruturar seu home office.
Ao passo que muitas outras empresas já estavam estruturadas para essa atividade. No entanto, ainda precisam melhorar a gestão do home office.
Melhorias na Gestão
Sendo assim, preparamos uma lista de ações que apontam melhorias na gestão dessa modalidade de trabalho.
Foco na comunicação interna;
Atenção para as ferramentas digitais necessárias para a execução das atividades home office;
Cultura empresarial para atuação remota.
Sendo assim, podemos explicar esses pontos de forma sucinta.
Comunicação Interna
Esse ponto é primordial para uma devida gestão em qualquer empresa, mas na modalidade home office é primordial. Sendo assim, a comunicação interna precisa ser feita com clareza, através de reuniões, e-mails, ferramentas de gestão, que inclusive é o próximo item dessa lista.
Ferramentas digitais necessárias para o Home Office
Dentro dessa modalidade a empresa precisa estar focada nessa gestão. Sendo assim, os softwares precisam estar funcionando normalmente, ao passo que as atualizações sistêmicas sejam feitas através da internet. Por isso que é importante que os softwares de gestão da sua empresa estejam armazenados em nuvem.
Ainda é preciso investir em ferramentas de comunicação, ou até mesmo alinhar as existentes.
Ferramentas como Skype, Google Hangouts, WhatsApp Business, Workplace, dentre outras, devem estar alinhadas para a clareza da comunicação interna.
Cultura empresarial para atuação remota
Muitas empresas possuem uma cultura implicitamente fechada, o que atrapalha a adesão dessa modalidade.
Por isso, uma gestão participativa é importante para o sucesso nessa implementação. Essa modalidade Home Office é uma forma de atuação que já estava ocorrendo antes da pandemia, sendo uma tendência de atuação. Por isso, dentro dos planejamentos gerenciais das empresas é importante contemplar essa forma de gestão.