Como fazer a Gestão da Inovação?
Gestão da inovação permite que as ideias inovadoras para os processos internos das empresas sejam estruturados e aplicados no negócio. Sendo assim, possibilita que inovações sejam inseridas contextualmente no negócio, ao passo que objetivos sejam alcançados.
Contudo, a gestão da inovação precisa de diretrizes e definições, de modo que se torne mensurável como outras implementações das empresas.
Estrutura exige planejamento e organização
A estrutura de uma gestão da inovação é multifatorial, ao passo que cada fator deve ser tratado de modo adequado. Sendo assim, as ações referentes à inovação empresarial precisam estar dentro de um planejamento estratégico. De modo que essas ações sejam organizadas e controladas. Certamente a gestão da inovação requer que as ações sejam direcionadas para vários projetos dentro das áreas da empresa.
No entanto, uma melhoria pode ser servir para apenas uma área e não para as demais. Bem como uma ideia inovadora pode ser pertinente à toda a empresa, exceto um setor que não se enquadra por alguma particularidade.
Faseamento do surgimento das inovações
Cabe à gestão da inovação que as propostas inovadoras sejam concretizadas, bem como o desenvolvimento de uma proposta.
Entretanto, é possível fasear a inovação para que possa realizar a gestão de forma otimizada.
Começo – 1ª fase
Os envolvidos na empresa podem ser reunir para que uma reunião baseada em Brainstorming, ou seja, uma chuva de ideias inovadoras. No entanto, para que dessa reunião surjam projetos e melhorias, a empresa precisa ter uma gestão participativa.
Meio – 2ª fase
A gestão de novas sugestões é feita através da análise de compatibilidade da ideia oriunda da reunião na fase 1. Certamente a análise deve ser feito juntamente aos gestores das áreas afetadas.
Fim – 3ª fase
Nessa fase as soluções foram aceitas e serão desenvolvidas. Começa o planejamento estratégico da inovação, ao passo que a gestão dessa inovação seja acompanhada e ajustada, como os demais projetos da empresa.