Informação Digital e a Gestão de Dados na empresa
A informação digital é uma realidade no mercado atual, por isso, é muito importante que a empresa realize uma gestão de dados. Haja vista que por contar do fluxo que ocorre nos negócios via internet, a proteção dos dados de clientes e fornecedores e da própria empresa precisa ser uma das prioridades dos empresários.
A empresa recebe dados de todas as fontes possíveis, de diversos dispositivos diferentes, softwares, enfim, são várias as fontes de transmissão. Por isso, a empresa precisa de uma gestão de dados bem planejada.
Aumento dos riscos e estratégias de proteção
Os dados da empresa sempre foram primordiais, no entanto, nunca houve tanto ataque a rede como a atualmente. O que é compatível com o aumento de informações na internet. Como se fosse um fluxo de oferta e demanda, o que ocorre na economia. No caso, há muito mais informações online hoje, o que chama a atenção para que pessoas má intencionadas queiram esses dados. E esse é um risco inerente à transmissão digital.
Porém, o mercado é digital, e isso não vai retroagir. Sendo assim, os processos digitais precisam ser geridos para que a empresa possa funcionar e crescer, diminuindo seus riscos e gastos extras com possíveis perdas de informações.
Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais
Para que a empresa possa fazer uma gestão desses dados é importante, primeiramente, ter políticas claras e treinamentos. Assim, visando, principalmente, respeitar a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).
Além disso, o investimento em tecnologia de segurança se faz necessário para que a área de TI da empresa seja amparada pela própria tecnologia que está protegendo. Além disso, treinar as pessoas para que atendam de forma orgânica as normas de segurança da informação e de registros de dados.
Bem como, restringir alguns acessos pode ser uma prática de antecipação de problemas. Sendo assim, é viável no momento atual que a empresa faça uso estratégico da transformação digital.
Dessa forma, é possível alcançar resultados dinâmicos sem perder a confiança, o é importante em todas as relações de negócio.