Empreender requer gestão holística
Dentre as necessidades de uma empresa, sabemos a importância de administrar todas as áreas de forma detalhada.
Administrar a empresa requer que acompanhe todas as áreas de uma forma generalista, e todas essas áreas impactam nos resultados.
Entretanto, uma área que impacta diretamente nos resultados das suas vendas precisa ser gerenciada, a área comercial.
O Comercial não se restringe às vendas
A área comercial é ampla em suas atividades, e não fica restrita a lidar com a finalização das vendas.
Dentro do perfil do profissional para realizar a gestão comercial está a organização de tempo, visão estratégica, postura diante do cliente, habilidade de negociação e boa comunicação.
As funções dentro da gestão comercial são variadas, sendo a negociação com o cliente a administração da carteira de clientes apenas uma parte importante dessa gestão.
Análise do volume de vendas
Dentro da gestão comercial estão às análises do volume de vendas, isso significa acompanhar as vendas da sua empresa de forma constante, e ainda realizando comparativos para verificar possíveis motivos se houve queda no mesmo período.
Representação comercial
Representar a empresa diante do cliente é muito importante para fechar novos contratos. É necessário lembrar que a imagem do representante comercial diz sobre como a empresa será vista, ou seja, esse profissional representa a empresa, as imagens são vinculadas durante uma negociação.
Relacionamento com o cliente
É muito comum dentro das atividades da gestão comercial o cliente procurar pelo representante após fechar o contrato.
Nem toda a empresa possui um SDR (pós-vendas), e isso implica em habilidades para se relacionar com o cliente após fechar as negociações, até mesmo em razão de saber tirar as dúvidas contratuais de forma assertiva, enquanto prospecta novos clientes.
Análise de mercado
Dentre as atividades do gestor comercial estão analisar o mercado, gerir a equipe de vendas, e atuar estrategicamente junto aos clientes em potencial.
O gestor comercial atua juntamente com o marketing em algumas empresas, haja vista que ambas as áreas representam a empresa.
São muitas as atividades dentro da rotina, além das estratégias. Portanto, pode contratar um profissional para essa representação e administração da carteira de clientes, enquanto atua nas análises estratégicas e de resultados.
Realizar a gestão comercial da sua empresa é um dos caminhos para o seu sucesso!