Qual a função do gerente de projetos dentro da empresa - Notícias Concursos

Qual a função do gerente de projetos dentro da empresa

Entenda mais sobre essa posição

A função de um gerente de projetos é de extrema importância na empresa, uma vez que é ele quem determina as etapas e toma as principais decisões na execução dele. Sendo assim, conheça mais a respeito dessa posição dentro da estrutura organizacional.

Quem é o gerente de projetos?

É a pessoa responsável para planejar e coordenar a realização do projeto, para que o sucesso seja o resultado. Assim, representam a mudança e a inspiração para os colaboradores voltados para atingir os objetivos.

Este profissional determina os objetivos do projeto, estabelece os responsáveis, delega tarefas, elabora documentos e faz o acompanhamento, além de sempre estar buscando alternativas para possíveis imprevistos. Enfim, garante que o projeto em execução passe por um desenvolvimento de maneira a obter os melhores resultados.

É ele que possui uma visão ampla sobre o projeto e não somente em partes, o que facilita a realização da gestão de recursos, riscos e colaboradores, atendendo às necessidades.

E com a experiência adquirida com a efetivação de um projeto, será possível desenvolver muitos outros, o que favorece a operacionalização deles e seu trabalho seja mais reconhecido. Mas não é possível esquecer que: cada projeto é único e exclusivo e as ações desenvolvidas em um, podem não ser úteis em outro.

Quais são as funções de um gerente de projetos?

As funções principais de um gerente de projetos são:

  • Planejar;
  • Organizar;
  • Executar.

Além disso, é responsável por estabelecer cronogramas para os processos e a entrega final. Pode parecer simples, mas, o planejamento é fundamental e pode requerer toda a experiência adquirida em projetos anteriores, bem como os erros e acertos.

No planejamento, é preciso estabelecer as métricas para verificar o bom andamento do projeto. Entretanto, são também funções de um gerente de projetos:

  • Buscar possíveis problemas e resolvê-los;
  • Determinar métricas de produtividade para a equipe de colaboradores;
  • Acompanhar a realização do projeto e sua finalização;
  • Estabelecer o projeto, o custo e o prazo de execução, bem como, manter estes dados de acordo com o estabelecido;
  • Procurar estar sempre monitorando as métricas do projeto;
  • Realizar a coordenação dos stakeholders;
  • Realizar o gerenciamento dos conflitos que podem eventualmente ocorrer;
  • Manter uma boa comunicação com sua equipe de colaboradores e com os seus superiores.

Quais são as competências necessárias de um gerente de projetos?

Para ser um bom gerente de projetos, é necessário que o profissional tenha as seguintes competências:

Possuir liderança

Os gerentes de projetos são agentes de mudança e, desta forma, é possível que inspire e motive a equipe de colaboradores, para atingirem os melhores resultados.

Além disso, é preciso delegar as tarefas, bem como simplificar as atividades e, assim, garantir que a equipe esteja alinhada com a cultura da empresa.

Realizar o gerenciamento dos conflitos e das necessidades

Os conflitos de ideias podem surgir a qualquer momento desde a execução até a finalização e cabe ao profissional, atuar como gestor de relacionamentos. Assim, é preciso ouvir ambas as partes e chegar a um entendimento que seja bom para as partes e para a empresa.

Mas não esqueça de documentar todos estes fatos, o que pode ser útil sempre que for necessário, ou que houver outros conflitos.

Estabelecer prioridades na execução dos projetos

Saber as etapas da execução das tarefas, e estabelecer as prioridades é fundamental para que o gerente de projetos tenha uma posição de gerenciamento. É como estabelecer em cada etapa da execução, quais são as prioridades e quais são os impactos da não realização das prioridades para o projeto todo.

Possuir habilidade de negociação

A habilidade de negociação, faz do gerente de projetos, uma pessoa que utiliza da persuasão para negociar realocação das equipes, prazos e recursos necessários para atender as necessidades do projeto.

Esta habilidade é essencial para que o projeto finalize da melhor forma possível, atendendo os objetivos da empresa e as razões pelas quais ele está sendo executado.

A negociação pode ocorrer em diferentes níveis da administração, desde que seja possível finalizar o projeto, oferecendo os melhores resultados.

Veja: a presença de um gerente de projetos é fundamental para a empresa, pois a validação dos objetivos perpassa principalmente pelo seu gerenciamento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?