Geometria: resumo para ENEM e vestibulares

Confira!

Geometria: tudo o que você precisa saber

Você sabe o que é geometria?

A geometria é um dos tópicos da matéria de matemática mais abordados dentro da prova do ENEM e dos vestibulares.

Porém, esse tema envolve uma série de outros tópicos e conceitos. Assim, para que você possa guiar os seus estudos, o artigo de hoje trouxe um resumo com algumas das características que você deve estudar.

Geometria: origem da palavra

O termo “geometria” tem a sua origem na palavra “geometrein”, de origem grega. “Geo” significa Terra e “metron” significa medir. Assim, o conceito se refere à medida da Terra.

Geometria: introdução

A geometria é a área da matemática que estuda as medidas de comprimento, volume e área. Um matemático denominado “geômetra” é aquele que trabalha com a geometria.

Ainda, a geometria se encarregar de observar as propriedades e as posições que os que estão presentes na natureza têm em relação ao espaço.

Geometria: principais tópicos

Dentre os principais tópicos da geometria, podemos citar: pontos, ângulos, retas, planos, polígonos e triângulos.

Geometria: nas provas

As propriedades das formas geométricas específicas são comumente abordados no ENEM e nos vestibulares, em que problemas envolvendo cálculos de volume e de áreas costumam aparecer com frequência.

Ainda, podemos dizer que as questões de geometria propostas no exame do ENEM são sempre consideradas mais difíceis pelos candidatos, uma vez que a maioria delas envolve cálculos de álgebra, o que vai requerer atenção redobrada na resolução.

Não há dúvidas que a maioria das questões da prova de geometria do ENEM versarão sobre área e volume. Porém, os elaboradores das provas vão também mesclar assuntos como proporcionalidades, porcentagens, todo tipo de unidades de medidas e suas respectivas conversões e funções dentro dessas questões.

Assim, memorizar as fórmulas que comumente são necessárias para a resolução das questões de geometria não será suficiente para se sair bem na prova. Isso porque, a resolução das questões vai depender também do conhecimento que o candidato poderá ter dos conceitos básicos de matemática e da aplicação de diversos tópicos da matemática dentro das questões de geometria, tanto aquelas de geometria plana como aquelas de geometria analítica.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.