O termo “gêneros literários” é usado para definir as classificações em grupo dos diversos tipos de obras de literatura existentes.
O assunto é cobrado de diversas formas em questões de português e literatura nos vestibulares e também na prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.
Assim, para te ajudar, o artigo de hoje separou um resumo completo sobre os gêneros literários. Vamos conferir!
Como mencionado, os gêneros literários são divisões feitas em obras literárias de acordo com características formais comuns, agrupando-as de acordo com critérios estruturais, contextuais e semânticos, entre outros.
A divisão clássica define três gêneros literários: lírico, épico ou narrativo e dramático.
Dentro de um determinado gênero pode-se observar o predomínio de uma estrutura, que não corresponde à estrutura de outro gênero uma vez que apresenta características próprias.
Vamos conferir mais sobre cada um dos gêneros literários a seguir
O gênero narrativo engloba diversos tipos de produções, como: romance, novela, crônica e fábula.
contudo, praticamente todas as obras narrativas possuem elementos estruturais e estilísticos em comum e devem responder a questionamentos, como: quem? que? quando? onde? por quê?
Os textos do gênero mencionado possuem os seguintes elementos:
A principal característica do gênero lírico é a subjetividade, uma vez que o autor de um texto lírico reflete impressões ligadas aos seus sentimentos e emoções.
Os exemplos mais comuns de produções do gênero lírico são: soneto, hino, ode, entre outros.
O termo “gênero dramático” é usado para definir os textos que possuem o intuito de serem encenados ou dramatizados.
Dentre as principais características do gênero, podemos mencionar a encenação cênica, a presença de diálogos e o predomínio do discurso em segunda pessoa.