Gênero textual: Reportagem

A reportagem se caracteriza por ser um gênero textual jornalístico. Em geral é veiculado através dos meios de comunicação. Nesse sentido, o seu principal objetivo é informar o leitor e fomentar o desenvolvimento da opinião pública. 

Desse modo, uma reportagem pode ser expositiva, descritiva, informativa, ou narrativa. Diferente dos artigos de opinião, o texto traz a descrição de acontecimentos e também dados como agentes e espaço. Além disso, os temas abordados são sempre os de maior interesse da sociedade nos dias atuais.

Características de uma reportagem

As principais características de uma reportagem são o discurso objetivo, o uso da linguagem formal, podendo variar em 1ª e 3ª pessoa e a assinatura do autor. Na estrutura, muitas vezes semelhante a de uma notícia, a reportagem pode incluir entrevistas, depoimentos, pesquisas, análises de dados e quaisquer outras informações relevantes para o tema.

O modelo básico de uma reportagem é constituído por um título principal, um título secundário, uma lide, e o corpo do texto. O título principal é mais abrangente e também é conhecido como manchete. O secundário, por sua vez, funciona como um tipo de subtítulo e costuma ser mais específico. 

A lide é um termo da área comunicação que se refere aos primeiros parágrafos de um texto jornalístico, nos quais são apresentadas as informações principais. Desse modo, a lide é como um resumo sobre a ideia central e os pontos-chave de cada texto. 

No corpo do texto, há o desenvolvimento das ideias e argumentos. O autor pode propor um debate abrangente e que leve em consideração o que foi escrito ao longo da reportagem. Nesse sentido, é necessário ser conciso e reunir informações coerentes que ajudem na compreensão durante a leitura. Por isso, de modo geral, a reportagem é mais longa e a sua elaboração demanda um tempo maior.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Veja também Textualidade: o que é e principais elementos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.